Cuiabá cumpre só 26% do TAC da Saúde e MP cogita cancelar acordo 1f6g1r

Acordo que encerrou a intervenção estadual exigia reorganização completa do sistema de saúde. MP alerta para risco de cancelamento e cobra avanço até nova reunião em 6 de maio. 18h2l

Um levantamento do Ministério Público de Mato Grosso revelou que a Prefeitura de Cuiabá está longe de cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que suspendeu a intervenção estadual na saúde pública da capital. Segundo o promotor de Justiça Milton Mattos, apenas 26% das metas do acordo foram cumpridas e só 42% das informações exigidas estão sendo readas.

Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá é comandado por Danielle Carmona. (Foto: Reprodução)
Antigo gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá . (Foto: Reprodução)

O TAC foi firmado em dezembro de 2023 entre o MP, a Prefeitura e o Gabinete de Intervenção, após a homologação do Tribunal de Justiça. O objetivo era encerrar a intervenção iniciada em março do mesmo ano, desde que a gestão municipal assumisse a responsabilidade de reorganizar o sistema de saúde e seguir as diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O descumprimento, no entanto, pode levar ao cancelamento do acordo.

Entre os principais entraves está o baixo número de cirurgias eletivas realizadas no antigo Pronto-Socorro Municipal. A unidade dispõe de cinco salas cirúrgicas e, segundo gestões anteriores, teria capacidade para realizar até 1.080 cirurgias por mês. Hoje, o ritmo é considerado insatisfatório. Além disso, há problemas como a falta de medicamentos e falhas no atendimento odontológico em toda a rede, temas discutidos em audiência pública recente na Câmara de Cuiabá.

Durante a reunião, o prefeito Abílio Brunini reconheceu as falhas, afirmou que a saúde a por reestruturação e se comprometeu a fornecer os dados exigidos pelo Ministério Público.

A próxima reunião sobre o cumprimento do TAC está marcada para o dia 6 de maio. Caso não haja avanços significativos, o MP poderá pedir a revisão ou até o rompimento do acordo.

Entenda a intervenção 4kj72

A intervenção na saúde de Cuiabá foi determinada pelo Tribunal de Justiça em março de 2023, após aprovação da Assembleia Legislativa, por recomendação do Tribunal de Contas. O Gabinete de Intervenção assumiu a pasta com o objetivo de executar um plano emergencial, incluindo mutirões de cirurgias, ampliação do atendimento e reforma das unidades.

Prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. (Foto: Reprodução/ TJMT)
Prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. (Foto: Reprodução/ TJMT)

O TAC firmado em dezembro estabeleceu que a Prefeitura deveria manter essas ações, apresentar plano de trabalho e permitir o total à equipe de monitoramento. A intervenção só foi suspensa após garantias de continuidade e acompanhamento por parte do MP e do TCE.

Apesar disso, os atrasos e a baixa execução das metas voltam a colocar a intervenção em pauta — agora com possibilidade de retorno, caso não haja progresso.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...