Ômicron ? Janeiro tem explosão de 457% nos casos de covid em MS 5wb73
Infectologista acredita que alta de casos pode estar associada às festividades de fim de ano f1y25
Nos primeiros dias de 2022, Mato Grosso do Sul já teve aumento de 457% nos casos de covid-19, de acordo com dados do epidemiológicos divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), na manhã desta sexta-feira (7).
Embora a variante Ômicron esteja sendo declarada como a dominante e responsável por esse repique de casos da doença no mundo, as autoridades em Mato Grosso do Sul ainda não confirmam esse dado regionalmente.

Fato é que, depois de um período de números em queda, a volta das festas de Natal e Ano Novo registra total de infectados com a doença bem maior do que em dezembro de 2021. Naquele mês, por exemplo, foram 170 casos entre os dias 1 a 28 do mês. Já nos últimos dia do ano, foram 947 positivos.
Com os novos registos, o total de pessoas infectadas pelo vírus no Estado chegou a 382.613. A média de casos nos últimos 7 dias é de 315,4.
“Eu acredito que já há circulação da Ômicron em Mato Grosso do Sul, estamos recebendo muitos turistas, assim como muitas pessoas daqui estão viajando pelo país. Esse novo surto da doença se deve por essa variante que é altamente transmissível”, destacou a infectologista, Silvia Naomi Uehara, diretora científica da Sociedade de Infectologia em Mato Grosso do Sul, que crescimento da doença no estado pode estar associado às festividades de Natal e Ano Novo.
Leia mais n1u6n
- ‘Flurona’: MS confirma 6 casos de dupla contaminação por covid e gripe
- Teste de Covid-19 e vacinação; veja onde ir nesta sexta-feira em Campo Grande
O número óbitos desde o início da pandemia é de 9.740, batendo a taxa de letalidade em 2,6%.
Testes 48t1h
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, 605 positivos para a covid-19 foram detectados no Centro de Testagem da Universidade Católica Dom Bosco, nos cinco primeiros dias do ano.