Campo Grande participa de pesquisa para mapear anticorpos da covid-19 176a
Campo Grande está participando de um estudo que quer mensurar os anticorpos da covid-19 na população. Nesta segunda-feira (30), representantes da PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil) estiveram reunidos com técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde para apresentação sobre os trabalhos.

As equipes da pesquisa vão coletar, até 30 de setembro, amostras de sangue na casa dos moradores. Ao todo, são 1.247 domicílios e 4.239 entrevistas. Pela amostra, os técnicos querem mapear os anticorpos da covid: quem tem, quem não tem e por quanto tempo ficaram no organismo.
Dessa forma, os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a covid-19, apontando quem já foi infectado ou desenvolveu resposta imunológica após a vacinação.
O estudo de soroprevalência vai mostrar como está circulação do vírus no Brasil e como e em quais estados, capitais ou regiões metropolitanas a infecção tem sido mais intensa. Os resultados dos exames dos participantes servirão como uma amostragem para a pesquisa, indicando qual é o cenário epidemiológico em todas as regiões do país.
Coleta de sangue 2p563g
O contato com os moradores será feito por ligação telefônica, com reforço por mensagem de texto ou pelo WhatsApp. Essa ligação vai confirmar alguns dados e perguntará quantos e quais moradores de cada residência ada aceitam participar do estudo. A adesão é voluntária e menores de 18 anos precisam ter a autorização de pais ou responsáveis.
Depois da confirmação dos dados, o agendamento para coleta de sangue é realizado de acordo com o dia e horário definido pelo participante. Os técnicos, devidamente habilitados e capacitados, que farão a coleta nas residências estarão uniformizados com crachá de identificação, camiseta e boné com a marca da campanha. Os participantes terão o ao exame de forma individual.
Os dados são sigilosos. Os organizadores do estudo pedem que a população colabore e permita a visita dos técnicos. Em caso de dúvidas, a pessoa deve ligar para o telefone 136.
Sobre a pesquisa c495d
Campo Grande é a única cidade de Mato Grosso do Sul que faz parte da PrevCov. Em todo o Brasil, foram selecionadas 274 municípios. O resultado da pesquisa tem previsão para ser publicado em novembro deste ano.
A PrevCov é fruto de parceria do Ministério da Saúde, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).