Campo Grande participa de pesquisa para mapear anticorpos da covid-19 176a

Campo Grande está participando de um estudo que quer mensurar os anticorpos da covid-19 na população. Nesta segunda-feira (30), representantes da PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil) estiveram reunidos com técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde para apresentação sobre os trabalhos.

Coleta de sangue da PrevCov (Foto: Maxsandro Martins/TV Morena)
Coleta de sangue da PrevCov (Foto: Maxsandro Martins/TV Morena)

As equipes da pesquisa vão coletar, até 30 de setembro, amostras de sangue na casa dos moradores. Ao todo, são 1.247 domicílios e 4.239 entrevistas. Pela amostra, os técnicos querem mapear os anticorpos da covid: quem tem, quem não tem e por quanto tempo ficaram no organismo.

Dessa forma, os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a covid-19, apontando quem já foi infectado ou desenvolveu resposta imunológica após a vacinação.

O estudo de soroprevalência vai mostrar como está circulação do vírus no Brasil e como e em quais estados, capitais ou regiões metropolitanas a infecção tem sido mais intensa. Os resultados dos exames dos participantes servirão como uma amostragem para a pesquisa, indicando qual é o cenário epidemiológico em todas as regiões do país.

Coleta de sangue 2p563g

O contato com os moradores será feito por ligação telefônica, com reforço por mensagem de texto ou pelo WhatsApp. Essa ligação vai confirmar alguns dados e perguntará quantos e quais moradores de cada residência ada aceitam participar do estudo. A adesão é voluntária e menores de 18 anos precisam ter a autorização de pais ou responsáveis.

Depois da confirmação dos dados, o agendamento para coleta de sangue é realizado de acordo com o dia e horário definido pelo participante. Os técnicos, devidamente habilitados e capacitados, que farão a coleta nas residências estarão uniformizados com crachá de identificação, camiseta e boné com a marca da campanha. Os participantes terão o ao exame de forma individual.

Os dados são sigilosos. Os organizadores do estudo pedem que a população colabore e permita a visita dos técnicos. Em caso de dúvidas, a pessoa deve ligar para o telefone 136.

Sobre a pesquisa c495d

Campo Grande é a única cidade de Mato Grosso do Sul que faz parte da PrevCov. Em todo o Brasil, foram selecionadas 274 municípios. O resultado da pesquisa tem previsão para ser publicado em novembro deste ano.

A PrevCov é fruto de parceria do Ministério da Saúde, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...