Baixa taxa de adesão para vacina da influenza deixa governo de MT em alerta 3l194h
Apenas 10,42% da meta para o público-alvo foi atingida e as doses continuam disponíveis nos postos de saúde 6i2o32
Em Mato Grosso, 138.603 doses de vacina contra influenza foram aplicadas até o momento. No entanto, apenas 10,42% de cobertura vacinal em grupo prioritário, que é composto exclusivamente por crianças, idosos e gestantes, foi atingida.

Por essa razão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fez um alerta à população e ás gestões municipais sobre a baixa adesão de vacinação e os riscos advindos da não vacinação.
O Estado já recebeu e distribuiu 856 mil doses da vacina, porém, é preciso uma ação conjunta entre governos estaduais e municipais para conseguir alcançar a meta estipulada.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas do grupo estratégico: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Vale lembrar que a vacina é ofertada gratuitamente nas unidades municipais de saúde.