ALMT aprova por unanimidade intervenção na Saúde de Cuiabá 2kt35

Análise do decreto do governador Mauro Mendes foi nesta terça-feira (14). A enfermeira Danielle Carmona vai comandar o Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá. 1n2v6z

Os deputados-membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovaram na tarde desta terça-feira (14), por unanimidade, o decreto de intervenção na Saúde de Cuiabá. O próximo o é ar pela Comissão de Saúde e depois pelo plenário da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), o que está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (15).

Comissão de Constituição e Justiça da ALMT aprovou decreto de intervenção na Saúde de Cuiabá. (Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)
Comissão de Constituição e Justiça da ALMT aprovou decreto de intervenção na Saúde de Cuiabá. (Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

A ex-secretária adjunta de Saúde de Mato Grosso, Danielle Carmona, foi escolhida pelo governador Mauro Mendes (União) para assumir a intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Danielle Carmona é enfermeira e servidora do Município de Cuiabá há 10 anos. Já coordenou diversos setores e foi secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde no período de 2019 a 2021.

Danielle recebeu elogios de Lúdio que, segundo o petista, é uma técnica qualificada e com conhecimento da saúde pública.

“Acredito que dará conta de conduzir isso com a serenidade que exige e, ao mesmo tempo, com o rigor e a celeridade para que os problemas sejam superados. Avaliei como muito positiva a indicação do nome dela”, disse.

Entenda o caso 3l1v3g

A Justiça determinou a intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá na última quinta-feira (9), porém o governo estadual só foi notificado da decisão no final da tarde dessa segunda-feira (13).

A intervenção tem como finalidade reorganizar a istração da política de saúde pública municipal, para o atendimento de decisões judiciais descumpridas, realização de cirurgias, disponibilização de exames e medicamentos, bem como outras demandas reprimidas de responsabilidade municipal.

A interventora substituirá o prefeito Emanuel Pinheiro, com amplos poderes de gestão e istração, podendo editar decretos, atos, inclusive orçamentários, fazer nomeações, exonerações, determinar medidas imperativas aos subordinados e demais servidores da secretaria, até que se cumpram efetivamente todas as providências necessárias à regularização da Saúde em Cuiabá.

Entenda o processo 42621q

O caso vinha sendo julgado desde sessão extraordinária realizada em 23 de fevereiro. A intervenção será por 90 dias, exclusivamente na Saúde, com fiscalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso).

A interventora vai substituir o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário de Saúde, Guilherme Salomão dos Santos.

Ela deverá apresentar à Justiça um plano de intervenção em 15 dias. A cada quinzena também prestará contas ao Poder Judiciário.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá disse que “a intervenção no âmbito da saúde pública não se trata de decisão unânime e, sim, por maioria e será cumprida atendendo a determinação judicial”. O Executivo já recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Em dezembro, a Justiça já havia acatado o pedido do MPMT e determinado a intervenção. No entanto, a decisão foi derrubada em 6 de janeiro pelo STJ, após recurso da Prefeitura de Cuiabá.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...