Afastamentos por doenças mentais pelo INSS têm aumento de 68% 6o594o

No último ano foram registrados 472.328 afastamentos, um aumento de 68%, se comparado a 2020, quando o número de pessoas afastadas por doenças mentais foi de 91,6 mil q22c

O número de afastamentos por doenças mentais triplicou entre os anos de 2020 e 2024, de acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Em 2024, foram registrados 472.328 afastamentos, que corresponde a um aumento de 68%, se comparado com 2020, quando o número de pessoas afastadas por doenças mentais foi de 91,6 mil.

Unidade de atendimento da Previdência Social. (Foto: Divulgação/INSS)
Unidade de atendimento da Previdência Social. (Foto: Divulgação/INSS)

Ainda segundo o INSS, as licenças concedidas foram, na maioria, por transtorno de ansiedade (141.414), seguidos por transtorno depressivo (113.614), depressão recorrente (52.627), transtorno Bipolar (51314) e demais transtornos mentais.

Segundo Ministério da Previdência Social, só em 2024 foram 3,5 milhões de pedidos de licença motivados por várias doenças, sendo que desse total, quase meio milhão foi por transtornos mentais.

Recorte histórico 1n4v2h

No ano de 2020, na pandemia da covid, o número de pedidos de afastamento caiu para 91.607. Já nos dois anos anteriores (2018/2019) esse número estava na casa dos 200 mil.

O Instituto avalia que a incidência de transtornos mentais diminuiu porque, neste período, os trabalhadores não precisaram pedir afastamento uma vez que já estavam em “home office”.

Esse fator também contribuiu para o aumento do estresse por anos de isolamento social onde as pessoas deixaram de encontrar amigos e familiares.

Possíveis causas 262r4i

Já nos anos subsequentes, o número voltou a aumentar, com o retorno das pessoas ao local de trabalho. Em outras situações, muitas trabalhadores perderam o emprego em decorrência do fechamento de empresas.

Vários fatores podem ter contribuído para o aumento dos afastamento no pós pandemia, como o aumento da informalidade, o que gera insegurança ao trabalhador, a queda da renda familiar, o aumento do custo de vida, grande número de mortes, luto patológico, uma vez que não puderam velar seus parentes e amigos.

A maior parte das pessoas afastadas é composta por mulheres, na faixa de 41 anos de idade. Esse fato pode ser explicado pela sobrecarga de trabalho das mulheres, dupla jornada maior responsabilidade com os cuidados familiares e aumento violência doméstica.

Diante desse salto no número de afastamentos por doenças mentais e o gasto que o INSS teve, o governo federal tomou uma medida com ajustes na NR01, ando a obrigar as empresas a instituírem políticas de prevenção de adoecimento nos locais de trabalho, criando canais para denúncia de assédio moral, sobrecarga, cobranças excessivas ou qualquer outro fator que possa gerar adoecimento mental no trabalhador, ficando a empresa ível de ser multada caso as denúncias sejam comprovadas.

Leia mais n1u6n

  1. Abrigo precisa de doações para manter cuidados com idosos em Cuiabá; veja como ajudar 4e2i

  2. Imposto de Renda: declaração pré-preenchida será liberada nesta 3ª 195k6d

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...