Nomes, candidaturas e conversas 5y736n
E agora, com um fato novo que apareceu para a próxima eleição, pelo menos para deputados, com o número aumentando 5c6c4t
Eleição para presidente, governadores, deputados e senadores está chegando, 2026 está bem ali na dobra da esquina política nacional. A cada momento aparecem, aqui no estado, nomes para a disputa para cargos diferentes naquele pleito eleitoral. E agora, com um fato novo que apareceu para a próxima eleição, pelo menos para deputados, com o número aumentando para MT. Seriam eleitos 10 deputados federais e 30 estaduais. Mais espaço se abriu, portanto.
Foquemos na eleição majoritária de 2026 para o senado e o governo estadual. Nomes aparecem e desaparecem a todo momento. É uma diversão as conversas em torno desse assunto.

Para o senado os nomes postos são o de Mauro Mendes, que deixaria o governo no prazo legal, e Otaviano Piveta assumiria o comando do executivo estadual. Janaína Riva é outro nome que está posto e se tem diferentes comentários sobre essa candidatura. Alguns acham que, por ser mulher, ela teria o segundo voto de outros nomes. Serão duas vagas e, nesse ponto de vista, o eleitor poderia votar nela e em outro nome.
Já até comentam a rusga que surgiu nesses dias, em que o Chefe da Casa Civil do governo, andou dando umas cutucadas na deputada. Ela está saindo do grupo e muitos acreditam que é uma jogada para não sair junto com o Mauro Mendes. Tenta ser um dos nomes de preferência daqueles que votariam contra o atual governador. Que a jogada dela nessa separação é ensaiada e planejada.
Ouros nomes para o senado como de Jaime Campos tem “milhões” de conversas e interpretações no cotidiano da vida politica. Uma delas coloca que são três alternativas dele: para governo, senado ou vai para casa.
Qual sua opinião, Jaime toparia qual candidatura? Para o senado, dentro do União Brasil, teria que dividir espaço com Mauro Mendes, mesmo tendo duas vagas. Para governo teria que peitar o Pivetta sentado na cadeira de govenador e apoiado pelo Mauro. Ou, como ouvi de mais de um, que o Jaime não vai em bola dividida e iria para casa.
Para o senado ainda tem os nome do Carlos Fávaro. É comentado também para o governo. Que Lula, indo para reeleição, gostaria de ter Favaro como candidato ao governo e ter por ai apoio aqui do agro. E ai, Favaro vai para reeleição ou sai para o governo?
Mais um nome para o senado é o de Medeiros. Que ele viria com apoio direto do Bolsonaro. Mais um nome? Antônio Galvan se lançou outro dia. Mais um? Aliás, já está em “campanha” pela mídia social é Pedro taques.
Para Governo, todos concordam que Pivetta será candidato. Ouro nome sempre citado é o de Welington Fagundes. Que não teria nada a perder. Se ganha, estaria realizando um sonho. Se hipoteticamente perder tem mais quatro como senador. Jaime Campos, como já dito, também faz parte das conversas como candidato ao governo. Apareceu mais outro nome: José Carlos do Pátio, prefeito por dois mandatos de Rondonópolis.
Vamos ver lá na frente quem é que fica ou sai mesmo candidato. Agora o que se tem são conjecturas. É o que a coluna fez neste momento.