Milei barra estrangeiros com antecedentes e cobra por saúde e universidade pública 506jw

Medidas incluem cobrança por atendimento médico, exigência de seguro para turistas e proibição da entrada de estrangeiros com antecedentes criminais. 11o3

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que vai endurecer as regras de entrada e permanência de estrangeiros no país. As mudanças constarão em um Decreto de Necessidade e Urgência que ainda será publicado, mas já foram detalhadas em comunicado oficial nesta quarta-feira (14).

Design sem nome 9
O presidente da Argentina, Javier Milei, vai endurecer as regras de entrada e permanência de estrangeiros no país. (Foto: Reprodução)

Entre as principais medidas, está a exigência de pagamento por serviços de saúde para residentes transitórios, temporários e em situação irregular. Além disso, turistas que ingressarem no país deverão contratar um seguro de saúde. O governo alega que, apenas em 2023, a assistência médica prestada a estrangeiros custou cerca de 114 bilhões de pesos aos cofres públicos.

“O objetivo é garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde, que não pode continuar sendo financiado apenas pelos nossos cidadãos”, afirma o comunicado.

O governo também vai permitir que universidades públicas cobrem mensalidades de alunos estrangeiros não permanentes, caso as instituições assim decidam.

A concessão da residência permanente (Carta de Cidadania) ará a exigir dois anos de residência contínua ou um investimento considerado relevante no país, além de comprovação de meios de subsistência e ausência de antecedentes criminais.

O decreto ainda endurece a política de deportações: estrangeiros condenados por qualquer crime, mesmo com penas inferiores a cinco anos, poderão ser expulsos. A entrada de pessoas com condenações criminais também será proibida.

Segundo o governo, a “extrema facilidade” de entrada no país levou à imigração ilegal de 1,7 milhão de pessoas nos últimos 20 anos. “As medidas visam restabelecer a ordem e o bom senso em um sistema que foi distorcido pela cumplicidade de políticos populistas”, diz o texto oficial.

Leia mais n1u6n

  1. Márcia Sensitiva participa de evento do Dia das Mães do governo de MT 82v2k

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Política! o461a

  1. Ataque a Marina Silva no Senado gera repúdio do Ministério das Mulheres: “inaceitável” 1u216l

    O Ministério das Mulheres divulgou nota oficial nesta terça-feira (27) em solidariedade...

  2. Camila Jara

    Camila Jara a por 2ª cirurgia contra câncer e revela resultado 3z1x33

    A deputada federal Camila Jara anunciou o resultado da cirurgia a qual...

  3. Prefeita de Campo GrandeAdriane Lopes e a vice, Camilla Nascimento( Foto: Ascom TRE-MS)

    Pedido negado: 5 votos livram prefeita de Campo Grande da cassação 356y1b

    Por maioria dos votos, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e...

  4. I do Transporte

    I: ex-Agereg diz que contrato com Consórcio deveria ser rompido 5n5j3u

    Mais um depoimento na I do Transporte Coletivo, realizado na Câmara Municipal...

  5. Estado confirma situação de emergência em três municípios de MS 1r223c

    O governo de Mato Grosso do Sul reconheceu decretos municipais que declararam...

  6. Várzea Grande 233a32