Marçal Filho toma posse como prefeito de Dourados 642f2z
Vice-prefeita e 21 vereadores também foram empossados; Liandra Brambilla (PSDB) foi eleita presidente da Câmara 5n5148
Eleito com 60.418 votos (50,05%), Marçal Filho (PSDB) tomou posse como prefeito de Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (1º). Na cerimônia realizada na Câmara Municipal, a vice-prefeita Gianni Nogueira (PL) e os 21 vereadores eleitos também foram empossados.

Leia mais n1u6n
A solenidade também teve a eleição da Mesa Diretora do Legislativo douradense. Por unanimidade, Liandra Brambilla (PSDB) foi eleita presidente da Câmara de Dourados para o biênio 2025/2026. Os outros integrantes da Mesa Diretora são: Inspetor Cabral (PSD), vice-presidente; Rogério Yuri (PSDB), primeiro secretário; e Márcio Pudim (PSDB), segundo secretário.

Secretariado u5t2i
Após discurso, Marçal Filho e a vice Gianni Nogueira seguiram para a sede da prefeitura, local escolhido para anunciar nomes indicados ao secretariado municipal:
- Secretário de Governo e Gestão Estratégica: João Alcântara
- Procurador-geral do Município: Alessandro Lemes Fagundes
- Secretário de Agricultura Familiar: Bruno Pontin
- Diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação e Interesse Social: Éder Felipe Souza
- Comandante da Guarda Municipal de Dourados: Jamil da Costa Matos
- Secretário de Serviços Urbanos: Luiz Roberto Martins Araújo
- Secretário de Obras Públicas: Jorge de Lúcia
- Secretário de Educação: José Vicente Tardivo
- Diretor-presidente da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados: Juscelino Cabral
- Secretário de Saúde: Márcio Gray Figueiredo
- Secretário de Assistência Social: Shirley Flores Zarpelon
- Secretária de Fazenda: Suelen Nunes Venâncio
- Secretária de istração: Tays Diniz
- Secretário de Planejamento: Fábio Luís
- Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação: Antônio Freire
- Chefe de Gabinete: Juarez de Oliveira
- Secretário de Comunicação: Marcos Santos
“Toda a minha equipe tem que ter um propósito só, que é melhorar o atendimento à população de Dourados. Então pra isso, não é porque o secretário de Educação está na casa dele e tem um buraco na rua que esse secretário de Educação não pode pegar o WhatsApp e mandar pro secretário de Obras a foto do buraco dizendo: oh, aqui tem um buraco, resolve pra gente. Então todos vão ter que ter esse espírito colaborativo.”
Marçal Filho, prefeito de Dourados
O tucano promete modelo do mandato de gestão integrada, e uma das principais ações iniciais será uma auditoria na área da saúde.
“A primeira coisa que estou fazendo já é ter um comando único na saúde, porque a Fundação de Saúde, até então, funcionava meio que apartada da Secretaria de Saúde. Mesmo ela sendo uma fundação de saúde de direito privado, ela é vinculada à Secretaria de Saúde. Então nós vamos continuar com a Funsaud, mas em sintonia com o secretário Márcio, que eu deia liberdade pra que ele escolhesse a presidente da Fundação de Saúde dentro de critérios técnicos. É isso que nós vamos fazer.”
Marçal Filho, prefeito de Dourados

Vereadores de Dourados 513h5c
Eleitos nas eleições de outubro, 21 vereadores tomaram posse para ocupar o cargo até o fim de 2028, dois a mais que na última legislatura. Desses, dez foram eleitos pela primeira vez e um retorna após quatro anos afastado da Câmara.
Entre os novatos estão os dois vereadores mais bem votados de Dourados: Isa Marcondes (Republicanos), com 2.992 votos, e Franklin Schmalz (PT), com 2.452 votos. A lista segue com Dalton (PL), Edson Souza (União Brasil), Sargento Prates (PL), Karla Gomes (Podemos), Dil do Povo (União Brasil), Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos), Alex Cadeirante (PSDB) e Inspetor Cabral (PSD). Pedro Pepa (União Brasil), 11º vereador entre os que não estavam na legislatura anterior, fez parte da Câmara Municipal entre 2012 e 2020.
Os outros vereadores desta Legislatura são: Jânio Miguel (PP), Marcelo Mourão (PL), Daniel Júnior (PP), Elias Ishy (PT), Laudir Munaretto (MDB), Sérgio Nogueira (PP), Márcio Pudim (PSDB), Cemar Arnal (PP), Liandra Brambilla (PSDB) e Rogério Yuri (PSDB).