Lula persona non grata e a crise diplomática entre Israel e Brasil m1a63

Presidente da República comparou as ações israelenses em Gaza ao Holocausto; Israel reage e Itamaraty manda embaixador voltar ao Brasil 13q3o

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi declarado “persona non grata” pelo governo de Israel nesta segunda-feira (19). Isso ocorreu após a declaração do petista comparando as ações israelenses na Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista islâmico Hamas, ao Holocausto, quando a Alemanha nazista de Hitler exterminou milhões de judeus.

Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou Lula persona non grata no Museu do Holocausto, em Jerusalém, durante reunião de reprimenda com o embaixador brasileiro Frederico Meyer (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou Lula persona non grata no Museu do Holocausto, em Jerusalém, durante reunião de reprimenda com o embaixador brasileiro Frederico Meyer (Foto: Reprodução/Redes sociais)

“Não perdoaremos nem esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate.”

Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, nas redes sociais.

“A comparação do presidente do Brasil, Lula, entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória dos que foram mortos no Holocausto”, destacou Katz no post.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva na Etiópia no dia 18 de fevereiro de 2024 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva na Etiópia no domingo (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia no fim de semana, Lula classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse:

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.

Lula, presidente do Brasil

Em meio à crise diplomática, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense no país, Daniel Zonshine, para uma reunião no Palácio Itamaraty. Além disso, mandou o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil.

Conforme comunicado do Itamaraty, as medidas foram tomadas “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Lula cruzou uma linha vermelha (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Lula cruzou uma linha vermelha (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Reação de Israel 4q3h21

No domingo (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a fala de Lula equivale a “cruzar uma linha vermelha”. “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel levou o embaixador brasileiro para uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Lá, informou o governo brasileiro que Lula seria “persona non grata” em Israel até se retratar das declarações.

Leia mais n1u6n

  1. O que os livros têm sobre Israel e a Palestina? x6m1n

Termo “persona non grata” b7353

Em tradução livre, significa alguém que não é bem-vindo. É um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. O termo foi descrito no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas. Na prática, caso Lula decida visitar Israel, provavelmente não será recebido.

*Com informações do g1 e da Agência Brasil

Leia também em Política! o461a

  1. Eleitores de Bandeirantes voltarão às urnas para escolha de novo prefeito 4l494l

    Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantiveram impugnação da...

  2. MP pede cassação da prefeita de Pedra Preta por abuso de poder nas eleições 264w

  3. I

    I do Transporte: dados expõem queda na qualidade, diz diretor da Agereg 5q4e

    O diretor contábil da Agereg foi ouvido pelos vereadores que integram a...

  4. O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), Antônio Wagner. (Foto: Camila Freitag)

    Sindicato quer secretário de Gestão de MT fora da investigação dos consignados 281i57

    A suspensão imediata dos descontos em folha relacionados aos empréstimos consignados da...

  5. Diretor da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye, à direita, sendo ouvido na I (Foto: Reprodução)

    I: falta estrutura, sobram processos; diretor da Agereg lista problemas e344n

    No 8º depoimento da 2ª fase da I do Transporte Público em...

  6. Ataque a Marina Silva no Senado gera repúdio do Ministério das Mulheres: “inaceitável” 1u216l

    O Ministério das Mulheres divulgou nota oficial nesta terça-feira (27) em solidariedade...