Lula diz que democracia venceu e faz críticas a Bolsonaro no ato de posse 6a5j6i
O presidente elogiou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral durante a disputa das eleições 6h625o
Empossado nesta tarde para o terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou no Congresso Nacional e, como tem sido o tom de suas falas e da militância, disse que a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022.

O presidente elogiou a atuação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para ele, a frente democrática vitoriosa superou “a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu”, se referindo ao adversário no segundo turno, o agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro não compareceu, nem enviou representante para a cerimônia.
Foi alvo de várias críticas do sucessor.
“Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em proveito de um projeto autoritário de poder, nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos, nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentira disseminadas em escala industrial”, afirmou Lula.
Em sua fala, o petista anotou, ainda, que “apensar de tudo”, a decisão das urnas prevaleceu, em sua visão graças ao sistema eleitoral.
Leia mais n1u6n
“Foi fundamental a atitude corajosa do poder Judiciário, especialmente do TSE, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre as violências de seus detratores”.
Lula ainda tem discurso previsto nesta tarde no Parlamento do Palácio do Planalto, dessa vez ao público presente.
Milhares de pessoas se mobilizaram para ver a posse de Lula, que usou uma caneta que, segundo ele, ganhou de um morador do Piauí nas eleições de 1989, nas quais foi derrotado por Fernando Collor de Mello.