Lula atende pedido de Almir Sater e explica medidas para o Pantanal 4b6j2r

Presidente destacou as ações federais para combater incêndios e enfatizou a importância da colaboração entre proprietários, prefeitos e o governo f5a6t

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista, ter atendido um pedido do cantor Almir Sater sobre a situação crítica dos incêndios no Pantanal. Ele explicou ainda as medidas que estão sendo tomadas para combater os focos de incêndio na região.

Lula durante entrevista com a jornalista Eunice Ramos

“Ontem eu falei com o nosso cantor Almir Sater sobre a questão do fogo, porque me parece que a fazenda dele é perto de Aquidauana, ali na região, e diz que estava muito feia a coisa,” relatou Lula. “Ele pediu ajuda, eu mandei para ele tudo que a gente estava fazendo, porque eu notei lá com quase 800 pessoas trabalhando.”

Questionado sobre a possibilidade do envolvimento do Exército na operação, ele citou a importância da experiência no combate ao fogo. “Para nós, entra quem tiver condição de fazer, obviamente que a gente não pode mandar para lá alguém que não tenha experiência de cuidar disso,” explicou.

lula assina projeto
O presidente Lula ao centro durante evento em Corumbá (Foto: Dyego Queiróz)

Segundo Lula, o foco é usar especialistas para conter o fogo rapidamente. Atualmente, há sete aviões, sete helicópteros, quinze embarcações, e uma força-tarefa de 482 pessoas do IBAMA, 51 da Marinha e do Exército, além de bombeiros militares, Força Nacional e proprietários locais participando das operações.

Lula destacou a importância de um esforço conjunto para enfrentar o problema: “Nós precisamos compactuar com o prefeito para que o prefeito seja o primeiro vigilante. Não, o primeiro é o dono. O dono é o primeiro vigilante. Depois é o prefeito, depois é o Estado e depois a República.”

Em relação às medidas preventivas, o presidente mencionou a aprovação de uma nova lei destinada a melhorar a gestão dos incêndios e reafirmou o compromisso do Brasil com o desmatamento zero até 2030.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Política! o461a

  1. MP pede cassação da prefeita de Pedra Preta por abuso de poder nas eleições 264w

  2. I

    I do Transporte: dados expõem queda na qualidade, diz diretor da Agereg 5q4e

    O diretor contábil da Agereg foi ouvido pelos vereadores que integram a...

  3. O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), Antônio Wagner. (Foto: Camila Freitag)

    Sindicato quer secretário de Gestão de MT fora da investigação dos consignados 281i57

    A suspensão imediata dos descontos em folha relacionados aos empréstimos consignados da...

  4. Diretor da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye, à direita, sendo ouvido na I (Foto: Reprodução)

    I: falta estrutura, sobram processos; diretor da Agereg lista problemas e344n

    No 8º depoimento da 2ª fase da I do Transporte Público em...

  5. Ataque a Marina Silva no Senado gera repúdio do Ministério das Mulheres: “inaceitável” 1u216l

    O Ministério das Mulheres divulgou nota oficial nesta terça-feira (27) em solidariedade...

  6. Camila Jara

    Camila Jara a por 2ª cirurgia contra câncer e revela resultado 3z1x33

    A deputada federal Camila Jara anunciou o resultado da cirurgia a qual...