Governo analisa proposta para construção da primeira ferrovia estadual de MT 5q614i
A chamada pública para implantação da primeira rodovia estadual em Mato Grosso teve somente uma empresa interessada, a Rumo Logística. O governo agora vai iniciar a análise da documentação da proposta, cuja abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira (3). O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea que vão […] b3x2a
A chamada pública para implantação da primeira rodovia estadual em Mato Grosso teve somente uma empresa interessada, a Rumo Logística. O governo agora vai iniciar a análise da documentação da proposta, cuja abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira (3).
O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e se conectar com a malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). São estimados investimentos privados de R$ 12 bilhões para implantação da malha ferroviária.

A expectativa é que a ferrovia ajude a desafogar o escoamento do que é produzido no estado, que é líder nacional da produção de soja, milho, algodão, etanol de milho e tem um dos maiores rebanhos bovinos do país.
A previsão é que o resultado final da chamada pública seja divulgado em até 15 dias. Após a homologação, será feita a expedição da autorização e formalização de contrato de adesão.
A Rumo Logística, que já opera um terminal em Rondonópolis, diz que a expectativa é de que a ferrovia estadual possa ser implantada já nos próximos dois anos.
Com a e a implantação, a empresa poderá operar e explorar a malha viária por 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.