Fávaro acompanha Lula ao Japão em busca de novos mercados para a carne brasileira 361q3q

O encontro foi em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o país asiático 2l702q

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, integrou a comitiva do presidente Lula (PT) ao Japão para negociar exportações da carne. A delegação brasileira participou de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, nesta segunda-feira (24).

Lula no Japao
Lula chega ao Japão em comitiva. Foto: Ricardo Stuckert

O encontro foi em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o país asiático. O objetivo foi discutir a parceria comercial entre os dois países e os avanços necessários para a possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.

Na reunião, também foi pautada sobre o possível reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de que o Brasil é livre de febre aftosa sem vacinação.

A Japan Meat Trade Association, que representa todos os importadores japoneses de proteínas, esteve presente na reunião realizada na sede do Banco do Brasil no Japão.

O encontro contou com a participação do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e de mais de 20 associados.

“Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, já temos avanços previstos a partir desta viagem. Esperamos que as autoridades japonesas anunciem a visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer nosso sistema produtivo, incluindo frigoríficos e medidas sanitárias. Além disso, estamos prestes a receber, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o certificado que reconhece todo o território brasileiro como livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão. Esse reconhecimento deve ocorrer em maio e, com a visita dos especialistas japoneses, damos um o decisivo para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.

Nesta terça-feira (25), Fávaro irá se reunir com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Etō. Eles vão tratar das boas perspectivas de avanço nas questões sanitárias e técnicas, com o pedido de uma visita dos técnicos japoneses ao Brasil para avaliar o sistema sanitário brasileiro.

Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão 6h2e3r

O ano de 2025 marca os 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países, estabelecidas em 1895 com a do acordo que permitiu a abertura recíproca de representações diplomáticas em 1897.

Esse tratado pavimentou o caminho para o início da imigração japonesa ao Brasil, em 1908, consolidando uma relação histórica e cultural profunda entre as duas nações.

Durante a viagem, estão previstos encontros com empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística, siderurgia, entre outros.

Além disso, devem ser assinados acordos em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado, abrangendo ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca e recuperação de pastagens, fortalecendo ainda mais a cooperação bilateral.

Leia mais n1u6n

  1. Secretário de Segurança fala sobre promoção de policiais acusados de extermínio em MT 133o47

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Política! o461a

  1. Eleitores de Bandeirantes voltarão às urnas para escolha de novo prefeito 4l494l

    Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantiveram impugnação da...

  2. MP pede cassação da prefeita de Pedra Preta por abuso de poder nas eleições 264w

  3. I

    I do Transporte: dados expõem queda na qualidade, diz diretor da Agereg 5q4e

    O diretor contábil da Agereg foi ouvido pelos vereadores que integram a...

  4. O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), Antônio Wagner. (Foto: Camila Freitag)

    Sindicato quer secretário de Gestão de MT fora da investigação dos consignados 281i57

    A suspensão imediata dos descontos em folha relacionados aos empréstimos consignados da...

  5. Diretor da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye, à direita, sendo ouvido na I (Foto: Reprodução)

    I: falta estrutura, sobram processos; diretor da Agereg lista problemas e344n

    No 8º depoimento da 2ª fase da I do Transporte Público em...

  6. Ataque a Marina Silva no Senado gera repúdio do Ministério das Mulheres: “inaceitável” 1u216l

    O Ministério das Mulheres divulgou nota oficial nesta terça-feira (27) em solidariedade...