Deputados aprovam criação de Núcleo de Justiça e 10 novos cargos no TJMT 3g1x6c

O Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias será uma unidade do Tribunal de Justiça, com sede na Comarca de Cuiabá e atuação em todo o estado e substituirá o atual Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) 53010

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em segunda nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei Complementar 8/2025, que propõe a criação do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias e 10 novos cargos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O texto é de autoria do próprio Poder Judiciário.

TJMT 1
Os deputados de Mato Grosso aprovaram um projeto do Tribunal de Justiça que cria Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias com 10 novas vagas. Foto: Primeira Página.

O Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias será uma unidade do Tribunal de Justiça, com sede na Comarca de Cuiabá e atuação em todo o estado, com a função de acompanhar a fase de investigação criminal, garantindo que os direitos dos investigados sejam respeitados e que os procedimentos sigam a lei.

A unidade contará com estrutura própria e será composta por magistrados designados exclusivamente para esse trabalho, substituindo o atual Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO).

O texto diz que as regras de funcionamento do novo núcleo serão definidas pelo Tribunal de Justiça. Já a escolha dos juízes para os novos cargos seguirá as normas que já existem para promoções e mudanças de função dentro da carreira, conforme a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

O projeto explica que os custos para colocar a nova lei em prática vão sair do orçamento do próprio Judiciário, com possibilidade de reforço, se for preciso. Como justificativa, o TJ destacou que a criação do Juiz de Garantias foi prevista por uma lei de 2019, conhecida como “Pacote Anticrime”, que trouxe várias mudanças nas regras do Código Penal e do Código de Processo Penal para melhorar a justiça criminal no país.

Conforme o TJMT, “essas mudanças visam tornar o processo penal mais justo e eficiente, protegendo os direitos dos investigados e garantindo a imparcialidade dos julgamentos. O Juiz de Garantias é responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais durante a fase de investigação, até o oferecimento da denúncia”.

Leia mais n1u6n

  1. Justiça mantém prisão de empresário investigado por golpe em formaturas em MT 5531m

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Política! o461a

  1. Eleitores de Bandeirantes voltarão às urnas para escolha de novo prefeito 4l494l

    Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantiveram impugnação da...

  2. MP pede cassação da prefeita de Pedra Preta por abuso de poder nas eleições 264w

  3. I

    I do Transporte: dados expõem queda na qualidade, diz diretor da Agereg 5q4e

    O diretor contábil da Agereg foi ouvido pelos vereadores que integram a...

  4. O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), Antônio Wagner. (Foto: Camila Freitag)

    Sindicato quer secretário de Gestão de MT fora da investigação dos consignados 281i57

    A suspensão imediata dos descontos em folha relacionados aos empréstimos consignados da...

  5. Diretor da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye, à direita, sendo ouvido na I (Foto: Reprodução)

    I: falta estrutura, sobram processos; diretor da Agereg lista problemas e344n

    No 8º depoimento da 2ª fase da I do Transporte Público em...

  6. Ataque a Marina Silva no Senado gera repúdio do Ministério das Mulheres: “inaceitável” 1u216l

    O Ministério das Mulheres divulgou nota oficial nesta terça-feira (27) em solidariedade...