Deputado autor de projeto que proíbe exigência de vacina testa positivo para covid-19 6p553z
Deputado assumiu vaga de parlamentar que faleceu de covid-19 em 2021 4s5z66
No mesmo dia em que conseguiu aprovar projeto que proíbe a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) testou positivo para a doença.
Ao Primeira Página, ele contou nesta quinta-feira (10) como descobriu o diagnóstico e disse que está em isolamento social, em casa, em Cuiabá, onde mora com a esposa e o filho de 12 anos, que também estão contaminados pelo coronavírus.

“Não tenho sintomas nenhum. Estou bem e não sinto nada. Ontem minha esposa fez o teste porque amanheceu com uma gripe e eu disse que ela precisava testar porque está tendo esse ‘negócio ai’, e vem junto uma gripe. Ela fez o teste de manhã e por volta de 13h saiu o resultado positivo. Ela me ligou e eu estava na Assembleia. Quando ela falou isso, eu já sai, cancelei todos os compromissos e fui fazer o teste. Por volta das 15h deu positivo o meu também”.
Antivacina 521s53
Com a morte provocada pela covid-19 do titular à vaga Sílvio Fávero (PSL), Cattani, que era 1º suplente, foi nomeado para dar continuidade ao mandato até final deste ano. Fávero morreu após nove dias de infecção pelo novo coronavírus. Cattani é antivacina e defendeu nesta quarta-feira (9) a existência de imunidade natural aos que já foram infectados.
LEIA MAIS 24721m
Projeto que proíbe aporte da vacina em MT é aprovado pela Assembleia
No entanto, esta é a segunda vez que ele a família são infectados pela covid. A primeira vez foi em 2020. Pesquisas mostram que infectados pela covid-19 podem ser reinfectados e que a única forma de reduzir os efeitos da infecção são as vacinas.
“Não tomei a vacina. Nós pegamos a covid em 2020 e agora de novo. Só que as pessoas falam muito da vacina, mas há pessoas que se vacinaram as três vezes e também pegaram covid. Infelizmente, é uma coisa que está circulando. Eu não me vacinei e peguei pela segunda vez, assim como muitos que se vacinaram. Eu também estou com sintomas leves”, disse ele.
O deputado e sua família farão exames neste sábado (12) e, segundo ele, estão sendo medicados e recebendo acompanhamento médico em casa.
Projeto e6b3n
A Assembleia Legislativa aprovou a determinação de que estabelecimentos comerciais e privados ficam proibidos de exigirem a vacinação do público. Foram contra os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco, e o deputado Paulo Araújo (PP). O governador Mauro Mendes (DEM) ainda não sanciou o projeto.
O projeto foi aprovado em primeira votação em 4 de janeiro. Caso a lei seja sancionada, os decretos municipais que exigem o aporte da vacina para a entrada em eventos e shows, por exemplo, serão derrubados.
“Ficam proibidos em todo o território do Estado de Mato Grosso a discriminação e o tratamento diferenciado ou constrangedor de qualquer natureza a qualquer pessoa que, fazendo uso de suas liberdades individuais, aja para garantir a preservação da sua integridade física, moral e intelectual”, diz o artigo 2º do projeto.