Deputado que comparou mulheres a vacas é afastado da Comissão de Direitos Humanos 5z6f15
Cattani virou alvo de manifestações da OAB-MT e do Ministério Público por possível quebra de decoro parlamentar devido aos posicionamentos do parlamentar 1o3pf
O presidente da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Eduardo Botelho (União), decidiu pelo substituição do deputado Gilberto Cattani (PL) da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.
A decisão foi assinada nesta segunda-feira (12) e entrará em vigor nesta terça-feira (13) e leva em conta a comparação que o parlamentar fez entre mulheres e vacas prenhas durante reunião na Casa de Leis.

Comissão de Ética apura u6h58
No mesmo ato, Botelho definiu os membros da Comissão de Ética que vai analisar qual o futuro de Cattani. A pena máxima consiste na cassação do mandato do deputado.
Ao ser procurado, o deputado afirmou não ter conhecimento dos fatos e que, por isso, não irá se pronunciar.
A comissão será presidida pela deputada Janaina Riva (MDB). O corregedor será o deputado Max Russi (PSB); Júlio Campos (União) será o corregedor substituto; Wilson Santos (PSD) terá o cargo de vice-presidente e o deputado Elizeu Nascimento (PL) será membro.
Além disso, os membros suplentes serão: Dr. João (MDB); Dr. Eugênio (PSB); Paulo Araújo (PP); Diego Guimarães (Republicanos) e Cláudio Ferreira (PTB).
Os deputados terão 30 dias para apresentar um relatório sobre as acusações.
Em audiência na ALMT, Cattani comparou a gravidez de uma mulher com um vaca prenha.
A fala foi feita em audiência de instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto – “Pró-Vida”, no dia 15 de maio. Veja o vídeo:
Em outro vídeo, divulgado em suas redes sociais, Cattani ironizou as críticas que havia sofrido pela declaração.
Nos stories ele aproveitou a polêmica e fez vídeo “se desculpando” com vacas por comparação com mulheres feministas.
Em nota, Janaina disse, à época, que repudia qualquer comparação entre mulheres e animais.
Para ela, ao tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche, Cattani demonstra o quanto ainda é preciso avançar em políticas públicas que combatam a misoginia e o preconceito.
Em um primeiro momento, o deputado negou que tinha feito a comparação.
Entretanto, em seguida, fez um vídeo em que ele pede desculpas às vacas por compará-las com mulheres feministas. “Feministas são mulheres e a fala é carregada de ódio”, disse ela.
Já a OAB-MT repudiou veementemente a postura desrespeitosa do deputado Cattani, “não condizente com a função que ele ocupa de representante do povo. Por meio da Comissão da Mulher Advogada está estudando as medidas judiciais e istrativas cabíveis”, manifestou.
A polêmica 4v2c
Cattani se manifestou contra o aborto na audiência e usou a comparação com uma vaca para demostrar a ordem natural e fazer críticas aos movimentos feministas.
“A partir do segundo que a minha vaca foi fecundada pelo sémen do touro, eu tenho um bezerro a mais na minha fazenda, é só esperar 9 meses, ele vai nascer e assim por diante. Conosco, ser humano, é a mesma coisa”, disse.
Ainda argumentando o seu pensamento sobre o assunto, Cattani disse que existem duas espécies no mundo, a primeira com o útero para dentro e outra com o útero para fora, como as galinhas. Em seguida, falou sobre a formação do pintinho dentro do ovo.
Seguiu dizendo que a humanidade está libertina, ou seja, as pessoas estão desprovidas da maioria dos princípios morais e senso de responsabilidade.

“Nossa sociedade está doente. As pessoas não dão mais valor à família, aos valores familiares, pelo respeito ao pais e os pais com os filhos, não ensinam como se respeitarem, ficam se doando, se menosprezando por aí”, disse.
Argumentou, sem mostrar a fonte, que na maioria das vezes a gravidez é resultado de estouro de camisinha.
Criticou a falta de políticas públicas do estado brasileiro e disse que há políticas públicas para destruir as famílias.
Afirmou que, hipoteticamente, a distribuição de camisinha nas escolas, que, segundo ele, leva a entender que os jovens devem fazer sexo.
Para ele, a sociedade precisa mudar “para que não cheguemos ao cúmulo da mulher pensar que pode matar uma criança que está em sua barriga”.
Também fez críticas ao ministro do Direitos Humanos, Silvio Almeida, que em audiência do Congresso Nacional, se negou a receber um boneco representativo de um bebê de semanas.