Médico de MT é preso suspeito de organizar esquema criminoso de financiamento de veículos 576qe

A investigação teve início na quinta-feira (3), em Barra do Garças, a 519 km de Cuiabá 3rh3s

A Polícia Federal de Barra do Garças, cumpriu neste sábado (5) em Goiânia (GO), um mandado de busca e apreensão na casa de um médico vinculado ao Programa Mais Médicos, suspeito de organizar um esquema criminoso conhecido como “Finan”.

A modalidade consiste em financiar veículos em várias prestações com o nome de outras pessoas, os chamados “laranjas”, para vendê-los futuramente a preços abaixo do mercado.

policia federal
Na casa do médico os policiais apreenderam várias chaves e documentos de veículos usados no esquema. (Foto: PF)

Durante a operação, os policiais apreenderam várias chaves e documentos de veículos usados no esquema. Também foram encontrados no local outros veículos que segundo a investigação, teriam sido adquiridos com o recursos dos golpes.

A investigação do caso teve início na quinta-feira (3), em Barra do Garças, a 519 km de Cuiabá, depois que uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Federal, dirigindo um veículo com documentação falsa.

O objetivo principal de quem vende o veículo Finan é obter lucro fácil e em curto prazo.

Porém, o comprador sabe que logo poderá ficar sem o veículo se este for localizado devido a uma ordem de busca e apreensão, emitida pela justiça, atendendo a uma solicitação da financeira, que é a verdadeira proprietária do veículo.

policia federal goiania
Polícia Federal de Barra do Garças, cumpriu mandado de busca e apreensão neste sábado (5) em Goiânia (GO). (Foto: PF)

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Mário Sérgio Ribeiro de Oliveira, quem fornece o nome, geralmente em troca de uma determinada quantia em dinheiro, agindo deliberadamente como ‘laranja’, comete o crime de estelionato, já que financia um veículo sem a intenção de pagá-lo. “Ou seja, obtém vantagem ilícita, em prejuízo alheio, ao induzir a instituição credora em erro”, explica.

Ribeiro explica que o mesmo ocorre com o intermediário, que no caso da investigação foi a pessoa que sofreu a busca e que vendeu o veículo Finan com documento falso, para a mulher presa em Barra do Garças.

O delegado acrescenta ainda que além de cometer o crime de estelionato, o autor do crime também pode ser autuado pela prática de receptação qualificada, caso oculte, tenha em depósito ou exponha à venda, no exercício de atividade comercial, mesmo em residência, coisa que sabe ser produto de crime (veículo Finan, fruto do crime de estelionato).

WhatsApp Image 2022 02 05 at 08.44.35
Também foram encontrados no local outros veículos que teriam sido adquiridos com o recursos dos golpes. (Foto: PF)

O inquérito policial segue em sigilo e deve ser concluído no prazo de 15 dias. Se condenados, os envolvidos poderão pegar até 19 anos de prisão, considerando as penas máximas dos crimes de falsificação de documento

Investigação contra médico teve início na quinta-feira (3) 3j351o

Quando abordada pelos policiais, a mulher de Barra do Garças, que não teve o nome divulgado, apresentou à autoridade federal de trânsito um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) falso que estava sendo utilizado para “esquentar” o veículo FINAN, fazendo-o aparentar legalidade, quando na verdade havia uma ordem judicial de busca e apreensão em desfavor dele.

Devido a isso, ela foi presa em flagrante delito por uso de documento público falso. Os policiais federais analisaram os materiais aprendidos e descobriram que um médico oferecia mais veículos a ela e que o esquema era maior. Rapidamente foi representado à justiça para a busca e apreensão na residência do médico em Goiânia.

LEIA MAIS 24721m

Caminhoneiro é sequestrado e suspeitos roubam carga do veículo em rodovia de MT

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345