"La Catedral": conheça prisão de Escobar que inspirou ação policial em MS 14113
Preso o traficante Pablo, contava com luxos dentro de uma penitenciária construída na Colômbia 5l2w5t
A operação “La Catedral”, deflagrada no dia 6 de janeiro prendeu 5 policiais penais por suspeita de facilitar a fuga de dois presos e oferecer regalias, por propina, no presídio de Ponta Porã a 295km de Campo Grande.
A Operação recebeu esse nome em referência à penitenciária construída na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar, que era cheia de luxos e mordomias. No presídio da fronteira de MS presidiários viviam com o conforto e luxo proporcionado por policiais penitenciários, as regalias remetiam as que Escobar tinha, quando estava preso.

Os policiais envolvidos seguem presos e diligências ainda estão acontecendo para averiguação à fundo sobre o que de fato acontecei dentro do presídio, já que as investigações desenvolvidas pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), materializaram a existência de organização criminosa integrada por policiais penais envolvidos na prática de diversas infrações penais, tais como, concussão, corrupção iva, favorecimento para entrada de celulares, bebidas e luxo dentro de celas.
Presos contaram em depoimentos, que bebidas eram comercializadas normalmente dentro do presídio pelos internos, assim como o consumo de carnes, comércio de drogas e droga, como tipo maconha e cocaína. Dentro das celas foram encontrados móveis planejados, chuveiros elétricos, comidas diferenciadas. Nesses espaços privilegiados não havia determinação de revista ou vistoria.

Narcos 11f58
No serviço de streaming Netflix, a série conta a história de como a cocaína se espalhou pelos Estados Unidos e na Europa, comandada pelo Cartel de Medellín, que tinha como chefe Pablo Escobar. No desenrolar da trama, agentes americanos lideram uma missão para capturar e, consequentemente, matar Escobar.
Mesmo preso, Pablo contava com luxos dentro de uma penitenciária construída na Colômbia.
Escobar foi morto em 2 de dezembro de 1993, em meio a um tiroteio durante uma tentativa de fuga. O traficante foi atingido por dois tiros na perna, no dorso e por um tiro fatal através da orelha. Nunca foi provado quem realmente disparou o tiro fatal na cabeça de Escobar.
