Zezé Di Camargo: 4 músicas que são dele e você não sabia 526dv
Antes de ser Zezé (e também durante), Mirosmar foi responsável por canetadas que transformaram a carreira de muitos artistas 4w3b6w
A pessoa que tem uma coluna sobre música no Brasil e não escreveu sobre Zezé Di Camargo, das duas uma: Ou ainda não fez, ou não tem noção do tamanho desse cara na música brasileira e na cultura popular.
Nesse texto, vamos falar sobre um lado do Zezé mais desconhecido, digamos, de bastidores. Mas, preciso falar um pouco do impacto dele nas gerações de cantores que vieram depois.
Volta e meia a gente ouve: “Cicrano tem um jeito sertanejo de cantar” “Beltrano tem uma voz que casa com sertanejo”. Isso que chamam de “jeito sertanejo” de cantar, na verdade são variações do jeito Zezé de cantar.
Quando Zezé e Luciano explodiram nos anos 90, apresentaram – junto com Chitão e Xororó, a música do interior para as grandes cidades do Brasil.

Eles arrombaram a porta de uma indústria cultural monopolizada, até então, pelas grandes cidades onde ficavam os grandes meios de comunicação de massa.
As rádios, as Tv’s, as gravadoras, os jornais, produtoras de cinema, antes deles, a música que surgia do interior do Brasil era considerada um subproduto, sem refino e causava até vergonha nas pessoas que gostavam, mas precisavam esconder pra não fazer feio nas rodinhas do mainstream.
Mas como cultura ninguém segura, emanando do povo, chegou uma hora que ficou impossível pra grande mídia esconder a música que tocava em todas as rádios do interior e em todos os sons de carro Brasil adentro.
Tiveram que engolir e pedir bença pra Zezé e Chitão.
Espaços que eram dominados por Caetanos, Robertos e Gals, tiveram que ser divididos com os caipiras porque o povo já havia separado as cadeiras pra eles se sentarem.
Nascia aí o sertanejo como uma indústria milionária.
Foi só o som deles chegar nas grandes cidades que a coisa se espalhou feito pólvora. E deixou um rastro que nunca vai se apagar.
Hoje, 30 anos depois do auge, posso citar aqui cantores grandes, contemporâneos, com traços fortes de Zezé na voz:
Luan Santana, Eduardo Costa, Gusttavo Lima, Jorge (Jorge e Matheus), Cristiano Araújo e por aí vai.
Não estou falando de timbre parecido. Estou falando que eles usam os mesmos melismas, os mesmos desenhos melódicos e as mesmas linhas de interpretação de canto que o Zezé.
Pode ouvir e comparar. Zezé ditou toda uma maneira de cantar sertanejo, assim como Jimi Hendrix e Eric Clapton ditaram uma maneira de tocar guitarra para as gerações futuras.
Volta e meia aparece um artista inventor, que tem tanta identidade e originalidade que isso acontece. Zezé, incontestavelmente, é um desses.
Além da interpretação fulminante, Mirosmar é também um compositor de muito impacto. Como muita gente viu do filme “Dois Filhos de Francisco”, que aliás é uma das maiores bilheterias da história do cinema nacional, ele emplacou primeiro como compositor.
Uma das cenas marcantes do filme, mostra Zezé entrando numa loja de discos em São Paulo pra conferir se estavam vendendo o disco dele.
O vendedor nem reconheceu o nome do artista, mas, nas caixas de som da loja, tocava um sucesso de Leandro e Leonardo: “Solidão”.
O vendedor então lhe disse algo como: “Olha, Zezé não tem, mas tem “Solidão” de Leandro e Leonardo e é o disco mais vendido!” Aí Zezé vira e diz: “Então, isso aí é Zezé”. Porque a composição era dele.
Ele fez sucesso primeiro como compositor, depois como cantor.
Sem mais delongas, vamos a nossa listinha.
4 músicas que são composição de Zezé Di Camargo e você não sabia: 5s3f4v
Pra você- Paula Fernandes
Tranque A Porta e Me Beija- Chico Rei e Paraná
Cuida do Nosso Amor- Bruno e Marrone
Foge de Mim- Chitãozinho e Xororó
Hoje Não é Nosso Dia- Felipe e Falcão