Violeiro mirim: talento de MS conquista prêmio nacional aos 10 anos 4x6u2f
Wellinton Júnior nasceu em Campo Grande e demonstra amor pela música desde bebê 4f5i6w
Wellinton Oliveira Martins Júnior, de apenas 10 anos, foi premiado como melhor violeiro mirim no Encontro Nacional de Violeiros, realizado em Poxoréu, em Mato Grosso. Conhecido artisticamente como Wellinton Júnior, o jovem talento nasceu em Campo Grande e demonstra amor pela música desde bebê.

Segundo a mãe, Josivana schina, o gosto pela música sertaneja surgiu cedo no violeiro mirim.
“Aos dois anos, ele já decorava letras de músicas e, com quatro, cantava em eventos da família. Ele nunca teve vergonha”, contou ao Primeira Página.
Ela relembra com carinho o início da trajetória musical do filho: “Quando ele tinha entre quatro e cinco anos, pediu para escrevermos uma cartinha para o Papai Noel. O pedido? Uma viola. Ninguém na família toca instrumento, mas o Papai Noel atendeu ao desejo dele”.

Após ganhar o instrumento aos cinco anos, os pais o matricularam em aulas de viola. Desde então, Wellinton nunca mais parou de tocar.
Além de cantar e tocar, o violeiro mirim já tem três composições autorais no currículo, que o levaram a participar de diversos festivais e premiações.
Ele foi finalista de duas edições do Fesmorena, em 2023 e 2024, conquistando, em ambas, o prêmio de melhor música autoral: “Assim é a nossa terra” e “Pantanal querido”, respectivamente.
Nas duas ocasiões, também venceu na categoria voto popular, sendo o destaque em 2024 com mais de 27 mil votos.
A conquista mais recente foi o primeiro lugar na categoria amador mirim no maior encontro de violeiros do país.
“Decidimos de última hora ir até o Mato Grosso, por causa da distância. Mas confiamos no talento do Wellinton. Foi muito gratificante vê-lo conquistar o primeiro lugar fora do estado”, relatou a mãe.
Assista apresentação do Wellington no Encontro de Violeiros:
E a agenda do violeiro mirim não para. Ele já tem apresentações programadas para os próximos dias e deve participar de outros festivais ainda este ano.
Atualmente, se apresenta em eventos em Campo Grande e região, com um repertório recheado de clássicos da moda de viola.
Entre suas inspirações estão Tião Carreiro e Pardinho, Ronaldo Viola, Tonico e Tinoco, Carreiro e Carreirinho, Lourenço e Lourival, além de mestres sul-mato-grossenses como Almir Sater, Délio e Delinha, e a dupla João Lucas e Walter Filho.