O compositor do hino do Flamengo que fez um clássico sertanejo 6d694u
Genial compositor carioca deixou legado no futebol, no carnaval, no sertanejo e nas festas juninas. 6g3t1j
A história conta que em 1949 o programa de rádio “Trem da Alegria” no Rio de Janeiro lançou uma coleção de LP´s com os 11 times participantes do campeonato carioca de futebol.
Para compor o LP encomendaram ao compositor Lamartine Babo, uma música para cada time. Lamartine se trancou num apartamento e compôs as 11 num dia só.
Os clubes já tinham hinos oficiais. Até hoje têm. Mas, as músicas de Babo se tornaram tão populares que ninguém conhece os hinos oficiais desses clubes.
O que conhecemos hoje como hino do Flamengo, por exemplo, é a música feita por Babo para a promoção da rádio. Do Fluminense também, do Botafogo, do Vasco, do América e por aí vai.
HIT de carnaval cancelado 3iv5h
Lamartine Babo é um grande compositor de marchinhas. Ele emplacou vários hits nos carnavais da época. Todo ano só dava ele. Ficou conhecido como “Rei do Carnaval”.
Uma das marchinhas mais famosas dele foi cancelada. Tem frases racistas. “O Teu Cabelo Não Nega Mulata”:
“O teu cabelo não nega, mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega, mulata
Mulata, eu quero o teu amor”
A música dava o recado de que poderia se amar uma mulata porque “a cor não pega”. Também existe uma linha de pensamento que diz que o termo “mulata” seria racista. Outros tempos.
Dizem que Lamartine não dominava teoria musical com profundidade. Apesar disso, suas melodias não eram pobres. Tinham grande apelo comercial, eram como jingles. Ficavam na cabeça.
Outra canção dele que já é folclore é “Isso É Lá Com Santo Antônio”, um clássico das festas juninas:
“Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio.
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!”
Clássico sertanejo do compositor do hino do flamengo 106w64
O que me causou surpresa ao pesquisar sobre a obra de Lamartine Babo, é que ele foi parceiro de Ary Barroso em uma das músicas mais elogiadas do repertório de Chitãozinho e Xororó: No Rancho Fundo.
A autoria desse sucesso é muito creditada a Ary Barroso, mas pouco se fala sobre a participação de Lamartine na composição da canção.
Alguns estudiosos apontam que a melodia de “No Rancho Fundo” já estava pronta, entoada numa música de Ary Barroso chamada “Na Grota Funda”.
Lamartine teria ficado impressionado com a canção e fez novos versos pra ela. Depois, a batizou como “No Rancho Fundo”. Também contam que Lamartine Babo apresentou a canção modificada para uma rádio, sem pedir autorização para Ary. A partir daí a música se espalhou.
Muitos artistas gravaram “No Rancho Fundo” no estilo samba-canção, mas ela só se tornou popular depois que Chitãozinho e Xororó emplacaram uma versão sertaneja na trilha sonora da novela “Tieta”, da Rede Globo.
Lamartine Babo estaria completando 120 anos em 2024. Morreu com 59, de infarto, sem filhos e sem nunca ter se casado.
Comentários (3) 41643k
MENGOOO!!!!!!!!!
Toca Raul, aprendi mais uma com você, por isso te digo:
TOCA RAUL
O cara compôs todos os hinos e não só dos mulambos.