Fãs desistem de festival após anúncio de banda internacional ser cover 2d5118

Atração está prevista para se apresentar no dia 17 de maio, em Corumbá 6k3d2h

A divulgação das atrações para o Festival América do Sul, em Corumbá, trouxe tanto alegria quanto revolta para algumas pessoas, que se dizem “enganadas” com o aviso de que uma das bandas que subirá ao palco não é a mesma anunciada anteriormente.

Banda internacional Buena Vista Social Club Orchestra, que faz turnê pelo Brasil
Banda internacional Buena Vista Social Club Orchestra, que faz turnê pelo Brasil (Foto: Rede Social)

Nas redes sociais, diversos internautas criticaram a publicação feita pela Prefeitura de Corumbá no dia 31 de março, que mencionava a presença da banda cubana Buena Vista Social Club. No entanto, quando a Secretaria de Cultura do Estado fez a divulgação oficial, houve um desencontro de informações.

A professora Júlia Mecchi, fã da banda, se animou com a possibilidade de vê-los em Mato Grosso do Sul, especialmente porque já havia comprado ingresso para a apresentação da Orchestra Buena Vista Social Club em São Paulo — grupo que está em turnê pelo Brasil.

“O Buena Vista Social Club não existe mais, entre aspas, porque os artistas mais conhecidos, que ganharam fama mundial, já faleceram. Mas quatro integrantes da orquestra, junto a outros músicos cubanos, formaram a Buena Vista Social Club Orchestra”, explicou.

Júlia ressalta que, como o grupo está em solo brasileiro e com os rumores da vinda deles para Corumbá, acreditava-se que a presença no Festival América do Sul estivesse confirmada.

“A Prefeitura divulgou como ‘banda cubana Buena Vista Social Club’, e fez todo sentido, porque o festival é conhecido, renomado. Na foto oficial do governo, aparecia ‘Buena Vista Social Club Tributo Ferrer’. O que deu a entender foi que a banda faria uma apresentação menor, mais focada nas músicas do Ferrer”, desabafou.

Por fim, a professora relata que quase vendeu o ingresso do show em São Paulo, cogitando usar o valor para viajar até Corumbá, já que os custos seriam menores.

“Pensei em vender meu ingresso, que custou R$ 600, porque ir até Corumbá sairia muito mais barato. Se eu tivesse vendido, teria ficado arrasada. Foi chocante. A divulgação não foi clara o suficiente”, finalizou.

No Instagram, muitos comentários criticam o fato de a banda ser cover. Para grande parte do público, a falta de clareza nas informações prejudicou quem se planejava para assistir à apresentação na cidade pantaneira.

“O mais engraçado é que o @buenavistaorchestra está em turnê no Brasil e todo mundo acreditou que seriam eles. Será que o show da Alcione vai ser ela mesma ou um cover?”, ironizou uma pessoa.

“Não tô acreditando que anunciaram o Buena Vista Social Club e vão me aparecer com um cover”, escreveu outro internauta.

Em um vídeo publicado na mesma rede, o advogado Pedro Carvalho também desabafou sobre o anúncio que surpreendeu muita gente:

“Já tem meses que o festival de Corumbá vem sendo divulgado com a presença do Buena Vista Social Club. O que ninguém esperava é que, a um mês do evento — com quase todas as reservas feitas — a Fundação de Cultura nos avisa que é uma banda tributo.”

Divulgação da banda cover que se apresentará no Festival América do Sul
Divulgação da banda cover que se apresentará no Festival América do Sul (Foto: Rede Social)

Governo nega engano 5s3q1h

Procurada pela reportagem, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) informou que a divulgação sempre foi feita com o nome da banda tributo nos materiais oficiais de comunicação.

“O nome completo, ‘Buena Vista Social Club TRIBUTE Band’, indica o caráter da proposta: uma homenagem viva e respeitosa à lendária formação cubana, com músicos herdeiros diretos de sua história e tradição musical”, afirmou a pasta.

A secretaria também detalhou a composição do grupo, destacando a ligação familiar com integrantes da banda original.

“Entre os integrantes estão Fernando Ferrer, sobrinho do icônico Ibrahim Ferrer, e Hanser Ferrer, pianista cubano com extensa trajetória internacional. Hanser Ferrer e Fernando Ferrer Jr. são filhos de Fernando Ferrer e sobrinhos-netos de Ibrahim Ferrer, que foi integrante do Buena Vista Social Club. Os três são cubanos. Com eles, uma banda formada por músicos cubanos e latino-americanos celebra o legado musical que encantou o mundo nos anos 1990.”

Ainda segundo a Setesc, a proposta não é replicar integralmente a formação original — o que seria impossível, já que muitos dos integrantes históricos, como Compay Segundo, Rubén González e o próprio Ibrahim Ferrer, já faleceram — mas sim manter viva a essência da música tradicional cubana.

Sobre a alegação de que parte do grupo original está em turnê pelo Brasil, a secretaria destaca:

“Importante esclarecer que esta não é a mesma formação da ‘Orchestra Buena Vista Social Club’, atualmente em turnê no Brasil. Trata-se de outro formato artístico.”

A Setesc conclui afirmando que:

“A Buena Vista Social Club TRIBUTE Band se apresenta com total transparência e respeito ao público, carregando o DNA musical de uma geração histórica, representada por seus descendentes e músicos dedicados à preservação desse repertório. O espetáculo é uma verdadeira viagem à alma sonora de Cuba, com arranjos autênticos, vozes emocionantes e a paixão que sempre caracterizou o Buena Vista. A tradição continua. A emoção permanece viva.”

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Música! 381t5e

  1. Presidio Cachoeiro

    Uma visita a um presídio inspirou uma das músicas cristãs mais tocadas da década 52504i

    Raul Ruffo
    Raul Ruffo
  2. Arena Pantanal atrai Guns N’ Roses: veja as datas cotadas para o show em Cuiabá 5r5w6r

  3. Guns N’ Roses confirma show em Cuiabá 2i2324

    A banda Guns N’ Roses confirmou o show em Cuiabá, na Arena...

  4. Obcecada por Michael Jackson, fã inspirou um dos maiores sucessos da música pop 50491d

    Quando Michael Jackson lançou “Billie Jean” em 1983, o mundo inteiro dançou...

  5. Roberto Carlos

    Visita à prisão inspirou Roberto Carlos a criar um dos seus maiores clássicos i584o

  6. trem do pantanal

    DJ de MS transforma canção Trem do Pantanal em remix emocionante 5a644w

    Sucesso em todo país, a canção Trem do Pantanal ganhou uma nova...