Toca Raul 1g662a

As 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos 5m453c

o Ecad atualizou a lista das músicas brasileiras mais gravadas e 6 são do mesmo compositor 551k2d

Falaremos agora de músicas brasileiras que ganharam vida própria e declararam a independência do artista. Ficaram maiores que a interpretação. São músicas que, na maioria das vezes, você nem consegue lembrar quem é o “cantor oficial” da canção, lembra mesmo é da música. A maioria dos sucessos precisam ser carregados por uma boa produção, por um bom cantor ou por um bom departamento de marketing, mas, essas não. São fortes, empoderadas, solitárias (mas não sentem solidão). Ocuparam um lugar na cultura popular sem deixar espaço para acompanhantes.

Conhece todas?

Elas também fazem parte daquele conjunto de músicas que você conhece sem saber de onde. Você nunca escolheu ela no spotfy ou no youtube, também nunca fez o no Kazaa (lembra?), mas, mesmo assim, sabe a melodia dela toda. Se não souber a letra, no mínimo pode assoviar do começo ao fim. São músicas que fazem parte do pacote de ser brasileiro. Tipo, quando você nasce no Brasil, Deus já deixa instalado em você essas músicas, a língua portuguesa, o gosto por arroz e feijão e o prazer em ser enganado por políticos.

Duas coisas me chamaram a atenção nessa lista do Ecad. (Ah, pra quem não sabe o Ecad é a instituição que fiscaliza e cuida da distribuição dos direito$ autorai$ das músicas executadas no Brasil.) A primeira coisa, foi o fato de todas as músicas girarem em torno de 2 temas: Cultura brasileira e amor. A segundo coisa é que 6 das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos foram compostas pelo mesmo cara: Tom Jobim.

Eu costumava ser resistente a essas grandes lendas da arte, seja da música, do cinema ou das artes plásticas. Pensava: “Ah, esse cara nem é tudo isso que falam, tem umas músicas estranhas…”  Ou então: “Como que alguém tem coragem de dizer que Charles Chaplin era um gênio com esses filmes sem pé nem cabeça??” “Quem é esse Salvador Dali que acha que é bonito pintar um relógio derretendo?”

Depois de algum tempo e com a ajuda de um grande amigo, encontrei a humildade que eu precisava para entender que, se o mundo inteiro entrou em consenso pra dizer que algo é genial, é porque realmente é genial. Tom Jobim é consenso. Beatles é consenso. Picasso é consenso. Você pode não gostar, mas jamais pode dizer que é ruim. Se você ainda não enxergou a genialidade que o mundo já concordou, precisa estudar um pouquinho mais, olhar, assistir e ouvir com mais atenção.

Tenho certeza que muitos de vocês já pensaram que Tom Jobim é sem graça, que as melodias todas se parecem, que as letras são melancólicas etc e tal, mas, lembre-se que essa é a sua opinião e que esse cara tem 6 músicas entre as 10 mais gravadas da história do Brasil. Aí, te sobram duas opções: Ter a humildade de tentar interpretar a obra dele ou continuar pensando que o mundo está errado e que você é o grande guardião do Santo Graal do bom gosto musical. Depois que você descobrir isso, um mundo inteiro de possibilidades vai se abrir pra você. Acredite na curadoria do consenso mundial! É lei: Se o planeta terra, que se divide em tanta coisa, se uniu pra dizer que algo é genial, pode crer que é.

Tom Jobim, um dos maiores compositores brasileiros
Não subestime esse cara

Ps: Desconfie da curadoria do consenso regional, estadual ou até de um país, essa lei só vale se o consenso for mundial)

As 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos 5m453c

(caso você queira ouvir trechos das músicas pra lembrar, retorne ao começo do texto e dê o play no vídeo)

1- Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) 442 vezes

2- Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 430 vezes

2- Carinhoso (Braguinha/Pixinguinha) 430 vezes

3- Asa Branca (Humberto Teixeira/Gonzagão) 382 vezes

4- Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá/Antonio Maria) 337 vezes

5- Eu sei que vou te amar (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) 279 vezes

6- Corcovado (Tom Jobim) 261 vezes

6- Wave (Tom Jobim) 261 vezes

7- Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) 257 vezes

8- Desafinado (Tom Jobim/Newton Mendonça) 245 vezes

9- As Rosas Não Falam (Cartola) 235 vezes

10- Está Tudo Bem (Jessé Aguiar) 220 vezes

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Toca Raul, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (2) 3f1c4k

  • Alice

    Concordo com o grande Renato Teixeira. Atualmente já não se ouve uma boa música. Acho que as drogas estragam os neurônios. Poucos são os autores que ainda fazem uma boa composição.

  • Daniel

    E Fellings do Maurício Alberto “Morris Albert”?

Leia também em Música! 381t5e

  1. Presidio Cachoeiro

    Uma visita a um presídio inspirou uma das músicas cristãs mais tocadas da década 52504i

    Raul Ruffo
    Raul Ruffo
  2. Arena Pantanal atrai Guns N’ Roses: veja as datas cotadas para o show em Cuiabá 5r5w6r

  3. Guns N’ Roses confirma show em Cuiabá 2i2324

    A banda Guns N’ Roses confirmou o show em Cuiabá, na Arena...

  4. Obcecada por Michael Jackson, fã inspirou um dos maiores sucessos da música pop 50491d

    Quando Michael Jackson lançou “Billie Jean” em 1983, o mundo inteiro dançou...

  5. Roberto Carlos

    Visita à prisão inspirou Roberto Carlos a criar um dos seus maiores clássicos i584o

  6. trem do pantanal

    DJ de MS transforma canção Trem do Pantanal em remix emocionante 5a644w

    Sucesso em todo país, a canção Trem do Pantanal ganhou uma nova...