4 músicas que são plágio e você nem imaginava 674d6s
Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Na música, às vezes, isso se chama plágio. 2d3t1o
Antes de mais nada, preciso informa-los que no mundo da música, na maioria das vezes, o plagio é culposo, ou seja, sem a intenção de copiar. Isso acontece porque a criação musical nasce das referências. O esquema acontece dessa forma: Os sons que você ouviu na infância vão se misturar com o estilo de violão que você aprendeu a tocar, que vai somar com a trilha de um comercial de TV que você ouviu mês ado, juntar com o seu solo de guitarra preferido e quando você resolver compor é isso que vai sair. E você vai se achar muito original!
Os compositores, depois de algum tempo, desenvolvem um radar de originalidade pra fugir de caminhos que já estão muito batidos na hora de criar. Isso entre os que prezam pela originalidade, é claro. Há outros que buscam intencionalmente caminhos já muito batidos porque é garantia de que as pessoas arão por lá, já foram testados.
Por exemplo, no sertanejo universitário – gênero altamente comercial – existem padrões harmônicos que dominaram fases desse estilo ao longo dos anos. Tipo: Am, F, C, G, Am. Se você tocar essa sequência de acordes num ritmo de arrocha ou batidão, vai vir pelos menos 134 músicas na sua cabeça, garanto.
Mas os plágios que traremos na nossa listinha de hoje, acredito eu, são todos culposos. Mesmo assim, preciso trazer aqui uma definição do que é Plágio de fato. Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é “ ou apresentar como seu, obra artística ou científica de outrem”. A origem etimológica da palavra vem do grego “plágios” que significa trapaceiro, oblíquo.
O grande desafio de qualquer criador artístico é transformar todas as referências que estão pairando na mente em algo novo, original. A obra vai ter sempre um pedacinho de cada coisa que inspirou o artista. Uma textura que ele viu ali, junto com uma cor que ele viu acolá…. Mas esses pedaços precisam ser muito pequenos. Tão pequenos a ponto de não fazerem sentido se vistos sozinhos. Se o pedaço escolhido puder ser interpretado sem a companhia de outras partes, aí fica perigoso. Se isso acontecer, é como se o mágico tivesse revelado, sem querer, o seu truque. Acaba a graça.
E foi isso que aconteceu com as obras que vamos mostrar aqui hoje. Escolheram pedaços muito grandes e o truque foi revelado.
4 músicas que são plagio e você nem imaginava e3q71
1- Michel Jackson plagiou Dibango
A famosa frase de Michael “Mama Say Mama As Mama Coosa” da música “Wanna Be Startin’ Something” era, na verdade, de um saxofonista camaronês chamado Dibango, que entrou na justiça e ganhou, num acordo extrajudicial 200 mil dólares de Michael. Não dava pra discutir, ouçam.
2- Rod Stwart plagiou Jorge Ben
Ele simplesmente plagiou o nosso Jorge Bem, é mole? “Do Ya Think I’m Sexy” está fantasiada de “Taj Mahal”. Jorge Ben resolveu o caso com Rod Stewart extrajudicialmente que assumiu em 2012 o plágio, dizendo que foi inconsciente (culposo).
3- Os Beatles plagiaram Chuck Berry
Até eles, uma das bandas mais criativas e originais de todos os tempos, não escaparam.
Em 1969, a gravadora do também rockeiro Chuck Berry, disse que Os Beatles copiaram a letra e a melodia da música “You Can’t Catch Me” pra fazer “Come Together”. As partes entraram num acordo sigiloso e tudo se resolveu.
Compare as duas:
4- Oasis plagiou Stevie Wonder
“Step Out” de Oasis, ficou fora (inexplicavelmente) do disco “What’s The Story”. Tempos depois, a música reapareceu no lado b de um single, e quem estava na lista dos compositores? Stevie Wonder. Ele exigiu 10% dos direitos autorais.