Toca Raul 1g662a

3 músicas que todo mundo estudou na escola 6m3e3t

Quem conhece essas músicas vai revisitar uma lembrança calorosa. Quem ainda não conhece, talvez não tenha ado do oitavo ano. 3d1o3d

O lugar do lúdico – onde mora a música, é um ambiente que facilita muito a absorção de conteúdos. Educativos ou não.

É mais fácil, por exemplo, expressar sentimentos em forma de música. Os sentimentos podem ser compartilhados de uma maneira muito mais rica e colorida. Existem outros recursos além da fala, do texto e dos sinais, que contribuem para um entendimento mais completo da mensagem.

Ao mesmo tempo, a música apresenta um recurso poderoso (e as vezes até perigoso) que permite que a mensagem seja recebida e absorvida pelo ouvinte, sem que ele tenha uma intenção consciente de absorve-la.

Não é necessário um grande esforço cognitivo para entender uma história se ela for contada através da música. Se for ada através de um texto, certamente exigirá uma atenção concentrada maior do receptor da mensagem para entendê-la.

Ali em cima eu disse entre parênteses que esse poder da música pode ser “perigoso”, porque a música tem um grande poder de persuasão. É muito mais fácil convencer alguém sobre uma ideia, se você atingir o receptor da mensagem com sentimentos através de melodias estrategicamente entoadas para determinado efeito.

A publicidade usa esse recurso muito bem. Quase todas as grandes marcas já usaram jingles para vender. Os políticos também.

O soundbranding, conceito que define o conjunto de sons que pode representar uma marca, não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação de toda marca que quer se posicionar no mercado. Toda grande marca também tem um “toquinho” um “sinalzinho” sonoro que quando você ouve, você sabe que tá rolando a propaganda daquela marca.

Isso tudo porque a música tem o poder de emocionar e não existe escudo pra isso. É só ouvir e pronto.

Pegou a dica pra ajudar? Super edição de Gustavo Moraes

Sabendo disso, os educadores ao longo dos anos introduziram esse recurso para atrair e facilitar o aprendizado.

A pesquisadora Ana Lúcia Scagnolato, escreveu sobre o tema e definiu muito bem a relação entre a música e a educação:

“A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade”.

Antes de trazermos as 3 músicas que todo mundo já estudou na escola, deixo o questionamento:
Será que agora estamos produzindo músicas que poderão ser matéria de estudo para as gerações futuras?

1- Aquarela 1c2u6s

Um clássico que ficou conhecido na voz de um mestre da música popular brasileira que se tornou craque nesse tipo de canção. A música te leva pra viajar no mundo de alguém que pinta uma folha em branco. Se você fechar os olhos você se sente pintando uma folha.

A música é uma parceirinha de Toquinho, Vinícius de Moraes e o italiano Maurízio Fabrizio.

2- O Caderno 7m41

Essa obra mostra a relação do estudante com um objeto comum a todos (pelo menos até agora) que precisam estudar. Essa relação vai evoluindo e amadurecendo ao longo da vida dos dois, caderno e estudante.

Essa canção de Toquinho fez parte de um álbum infantil do artista que fez muito sucesso e virou até um especial da Globo em 1983: “Casa De Brinquedos”.

3- Alegria, Alegria 6o3x6z

Aqui já temos uma obra com uma intenção diferente das outras. Essa busca contar uma parte da história do Brasil sob a perspectiva do autor e de todo o movimento tropicalista do final dos anos 60 que convivia com uma ditadura militar.

Por isso, a música é muito usada em aulas de história para que os alunos entendam o contexto da época e vivenciem os sentimentos através da música.

Caetano definiu o sentimento dessa música no livro “Verdade Tropical”:

“Um retrato, na primeira pessoa, de um jovem típico da época andando pelas ruas da cidade com fortes sugestões visuais, criadas, se possível pela simples menção de nomes de produtos, personalidades lugares e funções”.

Leia mais n1u6n

  1. “O que se ouve hoje, não é uma boa música né?”, diz Renato Teixeira 4vw4l

  2. 7 músicas da Rita Lee que foram censuradas 546545

  3. Achamos! Veja as fotos raras de 1989 do vocalista do A-ha em Cuiabá 35505i

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Toca Raul, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Música! 381t5e

  1. Arena Pantanal atrai Guns N’ Roses: veja as datas cotadas para o show em Cuiabá 5r5w6r

  2. Guns N’ Roses confirma show em Cuiabá 2i2324

    A banda Guns N’ Roses confirmou o show em Cuiabá, na Arena...

  3. Obcecada por Michael Jackson, fã inspirou um dos maiores sucessos da música pop 50491d

    Quando Michael Jackson lançou “Billie Jean” em 1983, o mundo inteiro dançou...

  4. Roberto Carlos

    Visita à prisão inspirou Roberto Carlos a criar um dos seus maiores clássicos i584o

  5. trem do pantanal

    DJ de MS transforma canção Trem do Pantanal em remix emocionante 5a644w

    Sucesso em todo país, a canção Trem do Pantanal ganhou uma nova...

  6. Romance e fantasmas: clássico sertanejo conta história e morte e amor proibido 1q135l