Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 30289
Mudas foram retiradas do Parque Tia Nair porque o plantio havia sido feito em um terreno de propriedade particular 3y3865
As 54 mudas de ipês roxos plantadas em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso serão replantadas no Parque da Família, em Cuiabá. O memorial precisou ser removido após a Prefeitura de Cuiabá retirar as árvores sem consultar o Ministério Público do Estado (MPMT), responsável pelo projeto “Em Memória Delas”.

O plantio inicial, realizado em março, havia ocupado uma área na lateral do Parque Tia Nair. No entanto, a Prefeitura informou posteriormente que a área invadia cerca de 70 centímetros de uma propriedade particular. Com isso, as mudas foram retiradas e levadas para o Horto Florestal Tote Garcia, onde aguardaram definição de um novo local.
Agora, o projeto será ampliado: serão 54 ipês replantados e 10 novos plantados no Parque da Família, próximos ao lago, em uma área maior que permitirá acolher também os nomes de novas vítimas de feminicídio registradas entre fevereiro e maio deste ano.
Cada árvore terá identificação com o nome de uma mulher assassinada, transformando o espaço em um memorial vivo contra a violência de gênero.

O plantio das mudas está previsto para o dia 4 de junho. A nova área também receberá uma placa memorial permanente, com o objetivo de manter viva a lembrança das vítimas, incentivar a reflexão social e reforçar a necessidade de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Entre 2024 e 2025, Mato Grosso já registrou 64 feminicídios — 47 no ano ado e mais 17 até maio deste ano.
O projeto “Em Memória Delas” é uma iniciativa do Ministério Público, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em parceria com o Observatório Caliandra.