Estudantes de Cuiabá promovem ação ecológica com bolotas de sementes 563w6

A Restaura Natureza é uma competição colaborativa que estimula estudantes a desenvolverem projetos práticos de restauração ecológica 3y4g4l

Na tarde desta sexta-feira (16), alunos do 2º ano de uma escola de Cuiabá realizaram uma ação ambiental inovadora: a distribuição de bolotas de sementes nas imediações da escola.

A atividade faz parte da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, também conhecida como Restaura Natureza, promovida pelo Organização Não Governamental – WWF-Brasil.

alunos do Cin
Estudantes que desenvolveram o projeto das bolotas. (Foto: arquivo pessoal)

As bolotas de sementes são pequenas esferas compostas por sementes, terra fértil e argila. Essa técnica, originária do Japão, foi popularizada pelo agricultor Masanobu Fukuoka e é conhecida como “Nendo Dango” ou “bomba de sementes”.

Ao serem lançadas no solo, as bolotas se dissolvem com a chuva, permitindo que as sementes germinem naturalmente, mesmo em áreas de difícil o ou com solo degradado. As bolotas foram entregues com um bilhetinho:

bolotas 2

A ação foi encabeçada por cinco alunos, que, além de promoverem o plantio. Inclusive, chegaram a divulgar o projeto por meio de um perfil no Instragram.

A iniciativa visa sensibilizar a comunidade escolar e local sobre a importância da restauração ambiental e do engajamento jovem em causas ecológicas.

As olimpíadas 6986x

A Restaura Natureza é uma competição colaborativa que estimula estudantes a desenvolverem projetos práticos de restauração ecológica. A edição de 2025 conta com a participação de escolas de todo o Brasil, desafiando os jovens a aplicarem seus conhecimentos em ações concretas para regenerar ecossistemas e combater os efeitos das mudanças climáticas.

Leia mais n1u6n

  1. Prainha vira canteiro de obras para resolver esgoto e enchentes em Cuiabá 6l4jh

  2. Agendão Cultural do PP: Burger Fest, Multiação, futebol e atrações para toda a família 5o5uc

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 5e4037

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia h72m

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 6o3l62

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia o273n

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 6g425z

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer a521d

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco 1r42m

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...