E a 'chuva do caju' cai ou não cai? Árvores aguardam para frutificar em MT a3j62

Temperatura máxima em Cuiabá deve atingir 39°C nesta semana. Não há previsão de chuva 5u1t3z

Por toda parte de Mato Grosso, é possível ver os pés de caju e de manga floridos. Há quem diga que esta temporada será de fartura, pois as árvores estão carregadas de florzinhas. Porém, para que a explosão de frutos aconteça é necessário que chova e por isso, quando agosto chega, todos já esperam a famosa chuva do caju.

Design sem nome 2023 08 08T150616.438
Um cajueiro e uma mangueira, lado a lado, aguardam a chuva no bairro Morada do Ouro. (Foto: Welington Bezerra)

Mas e aí, essa chuva chega ou não chega?

De acordo com o professor de climatologia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Rodrigo Marques, entre maio e setembro, temos cerca de apenas 10% do volume de chuva anual. Entretanto, frentes frias podem causar chuvas no mês de agosto.

Quando essa chuva cai, em alguns municípios de Mato Grosso, diz-se que é a chuva do caju. Que não favorece apenas o caju, mas também a manga e demais árvores frutíferas.

O engenheiro agrônomo e doutor em fruticultura, Luciano Gomes, explica que essas frutas [manga e caju] pertencem a mesma família, e ambas precisam de água para que os frutos se formem.

Lembrando que no caso do caju, o fruto é o que chamamos de castanha, embora o costume é consumir o pedúnculo, que conhecemos como fruta.

Design sem nome 2023 08 08T150538.094
Esse cajueiro cheio de florzinha é de Poxoréu (MT). (Foto: Annie Sol)

Ainda segundo ele, como o cajueiro e a mangueira são plantas rústicas e muito bem adaptadas ao clima mato-grossense, basta uma chuva para que os frutos cresçam. No entanto, quando mais água maiores e mais abundantes são os frutos, menos chuva, frutos menores.

Luciano esclarece ainda que estar muito florido não significa abundância em frutos, porque a formação das frutas depende diretamente da água. “A árvore pode estar bem florida, mas se for pouca chuva, serão produzidos poucos frutos”, comentou.

E ele ainda explica que no caso das mangas, para crescerem, as frutas também precisam de luminosidade, por isso que nas árvores de ruas e de quintais há mais frutas na parte externa e quase nada na interna.

Enquanto a chuva não cai, seguimos irando as flores dos pés de caju e de manga, aguardando ansiosamente a chegada dos frutos.

Leia mais n1u6n

  1. Sim, é possível! Cuiabá bate novo recorde de calor 5f598

  2. Cuiabá deve bater recorde de calor nos primeiros dias de agosto 2a55

  3. Vídeos mostram agem de meteoro raro no céu de Maracaju e MT 6z6n52

Altas temperaturas 1d6f52

De acordo com a meteorologia, a previsão para Mato Grosso é de tempo seco e quente. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima em Cuiabá, durante essa semana, deve ser de 39°C. E, por enquanto, não há previsão de chuva.

Neste cenário, Rodrigo Marques explica ainda que o Brasil esta sob influência do El Niño e deve permanecer até o final do ano. Inclusive, segundo ele, é provável que nos meses de outubro, novembro e dezembro tenhamos um volume de chuva menor do que a média histórica para o período.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 5e4037

  1. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia o273n

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  2. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 6g425z

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  3. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer a521d

  4. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco 1r42m

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...

  5. 5 plantas que afastam cobras e animais peçonhentos naturalmente 255234

  6. Capitalismo consciente: o que move as empresas que querem mudar o mundo u254h

    O Podcast Consciente discute nesse episódio de maio soluções os pilares para...