Cratera formada por asteroide em MT agora é patrimônio geológico internacional 6c1c49
Asteroide formou uma cratera de 40 quilômetros de diâmetro, que é cortada pelo Rio Araguaia 1h2l50
Uma cratera, que recebeu o nome de Domo do Araguainha, formada pela queda de um asteroide, localizada no município de Araguainha, a 471 km de Cuiabá, foi reconhecida como Patrimônio Geológico Internacional.

Ao todo, foram selecionados 100 sítios pelo patrimônio Geológico da União Internacional das Ciências Geológicas. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, foram os outros dois sítios brasileiros selecionados.
Uma comissão de mais de 200 especialistas, de 55 países de todos os continentes e de 13 organizações internacionais foram os responsáveis por selecionar os locais.
O Domo do Araguainha, considera a maior cratera de impacto da América do Sul, foi a primeira do gênero a ser identificada no Brasil, pelo docente do Instituto de Geociências Alvaro Penteado Crósta, que começou suas pesquisas no local em 1978.
A cratera foi criada pelo impacto de um asteroide com mais de um quilômetro de diâmetro, há cerca de 250 milhões de anos. Esse asteroide formou uma cratera de 40 quilômetros de diâmetro, que é cortada pelo Rio Araguaia e divide os estados de Goiás e Mato Grosso.