Com recorde de queimadas, MT ignora STF sobre desmatamento 124i4o

O Supremo Tribunal Federal (STF) está pressionando o governo federal e os estados da Amazônia Legal, incluindo Mato Grosso, a apresentarem planos detalhados para combater incêndios florestais e reduzir o desmatamento. 286h73

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem intensificado a cobrança por medidas urgentes para a preservação da Amazônia e do Pantanal, determinando que o governo federal e os estados das regiões apresentem planos detalhados para combater incêndios florestais e reduzir o desmatamento.

Veja AQUI a íntegra do documento.

Ministra cita risco de incêndios florestais. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Incêndios florestais em MT. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

A decisão, do dia 22 de janeiro, foi proferida pelo ministro Flávio Dino, e exige que os estados da Amazônia Legal, incluindo Mato Grosso, comprovem a divulgação de dados sobre autorizações para desmatamento.

No entanto, Mato Grosso se destaca negativamente, sendo o único estado que ainda não cumpriu a determinação de fornecer as informações solicitadas.

Diante da situação, o ministro concedeu um prazo de cinco dias para que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente se manifestem sobre o assunto, sob pena de medidas adicionais.

queimadas

Focos de calor em MT 5u424y

A decisão do STF cobra providências efetivas para a proteção dos biomas.

Com base nos dados do BDQueimadas, Mato Grosso registrou um total de 1.737.851 focos de calor entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025. As cidades que se destacaram com o maior número de ocorrências foram:

  • Cáceres
  • Colniza
  • Barão de Melgaço
  • Poconé

Veja os dados abaixo: 2n1u2t

WhatsApp Image 2025 03 06 at 15.12.23

Este alto índice de focos de calor evidencia a necessidade de medidas urgentes para o combate aos incêndios florestais e a preservação do meio ambiente no estado.

Além da cobrança aos estados, o ministro Dino também determinou que a União apresente um plano institucional para o combate aos incêndios florestais, especialmente na Amazônia e no Pantanal, e que recupere a capacidade operacional do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Desmatamento
Desmatamento na Amazônia (Foto: Reuters)

O ministro Dino justificou a urgência das medidas com base em dados recentes do MapBiomas, que apontam um aumento alarmante das queimadas em 2024.

Segundo o estudo, 18 milhões de hectares da Amazônia e 2 milhões de hectares do Pantanal foram atingidos pelo fogo no ano ado.

As regiões da Amazônia e do Pantanal abrangem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 5e4037

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia h72m

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 6o3l62

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia o273n

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 6g425z

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer a521d

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco 1r42m

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...