Beija-flor do Cerrado está ameaçado por conta do desmatamento, diz pesquisa 712c3e

O desmatamento, impulsionado principalmente pelo agronegócio, é a maior ameaça para o Cerrado, segundo Kuhlmann. 3j312

No coração do Cerrado, um dos biomas mais ricos do mundo, o beija-flor, conhecido por seu papel vital na polinização, enfrenta ameaças crescentes.

O biólogo e fotógrafo da natureza Marcelo Kuhlmann, após uma década de pesquisa e imersão no bioma, alerta para os perigos do desmatamento e das mudanças climáticas, que colocam em risco a sobrevivência dessas aves e a saúde do Cerrado.

beija flor alimentacao

Kuhlmann registrou 41 espécies de beija-flores em seu novo livro, “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores“, uma obra de 750 páginas que celebra a beleza e a importância dessas aves para o Cerrado. No entanto, o livro também serve como um alerta sobre as ameaças que elas enfrentam.

O desmatamento, impulsionado principalmente pelo agronegócio, é a maior ameaça para o Cerrado, segundo Kuhlmann.

“Apesar de toda a sua importância para a economia do Brasil, não está sendo feito de uma forma totalmente sustentável”, lamenta o pesquisador.

As mudanças climáticas também representam um perigo, pois podem alterar o período de floração das plantas, afetando a disponibilidade de alimento para os beija-flores.

“Se a gente, por exemplo, quer manter uma população de polinizadores, como os beija-flores, é preciso que haja flores ao longo de todo o ano”, explica Kuhlmann.

Beija-flor híbrido foto 2
1º beija-flor híbrido (Foto: Fernando Maidana)

Os beija-flores desempenham um papel fundamental na polinização das plantas do Cerrado, juntamente com outros animais como abelhas, mariposas, borboletas e morcegos. Estima-se que 80% a 90% das espécies nativas do bioma dependem de animais para a polinização.

O Cerrado abriga uma grande diversidade de beija-flores, com 41 das 89 espécies encontradas no Brasil. O bioma também possui uma grande variedade de flores, de todos os formatos, tamanhos e cores, que atraem essas aves.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 5e4037

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia h72m

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 6o3l62

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia o273n

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 6g425z

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer a521d

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco 1r42m

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...