MP-MT denuncia bombeiros e pede indenização milionária por morte de aluno em curso 2a2q3h

MPMT denuncia dois bombeiros envolvidos em morte de aluno durante curso de formação 41n5l

Dois bombeiros acusados de envolvimento na morte do aluno do curso de formação Lucas Veloso, de 27 anos, em fevereiro deste ano, foram denunciados pelo MPMT (Ministério Público de Mato Grosso), nesta quinta-feira (23).

Lucas foi vítima de afogamento durante um treinamento do Corpo de Bombeiros, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. O MPMT pede indenização de mais de R$ 1 milhão em danos causados para os familiares da vítima.

aluno bombeiro militar
Lucas se afogou durante treinamento dos bombeiros, em fevereiro deste ano. (Foto: reprodução)

Segundo a denúncia, o capitão Daniel Alves de Moura e Silva comandava a atividade prática de instrução de salvamento aquático e o soldado Kayk Gomes dos Santos atuava como monitor. A atividade consistia nos alunos correrem por um quilômetro para depois atravessarem a Lagoa Trevisan.

O Corpo de Bombeiros não quis se manifestar sobre a denúncia. Já a defesa do capitão Daniel Alves, por meio de nota, afirmou que ele está sendo acusado de “crime que não cometera, não havendo qualquer prova de que tenha agido com dolo, ainda que eventual, contra o aluno soldado Lucas Veloso, conforme as provas colhidas no Inquérito Policial Militar, bem como as que serão confrontadas no âmbito judicial”.

Já a defesa do soldado Kayk Gomes informou que não teve o aos autos e que o cliente não foi citado. Dessa forma, não vai se manifestar no momento.

Em entrevista à reportagem, o pai de Lucas, Cleuvimar Veloso, disse que a denúncia do Ministério Público promove a sensação de dever cumprido, entretanto, não se traduz em alegria, já que o filho dele não tornará a viver.

“Temos que deixar claro que Justiça não significa vingança, mas a reparação de algo errado que foi feito. Nossa vida mudou completamente, é como se tivéssemos que recomeçar do zero, e cada vez que falamos do fato é doloroso”, comentou ele.

Ele afirma ainda que a denúncia do MP concretizando o que o inquérito já havia apurado e que, de agora em diante, a família espera por justiça.

Leia mais n1u6n

  1. Aluno relatou falta de ar antes de morrer em treinamento de bombeiros em MT 4d6k3q

  2. Inquérito aponta indícios de crime na morte de aluno em curso dos bombeiros 16476b

Relembre o caso c6n5a

Equipes da Polícia Civil foram acionadas na manhã do dia 27 de fevereiro para atender uma ocorrência de morte durante o treinamento em uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Lucas teria sido socorrido e encaminhado para o hospital H-Bento, em Cuiabá, mas a morte dele foi confirmada pela equipe médica.

Ainda no treinamento, antes de morrer, Lucas teria relatado a colegas que sentia falta de ar.

Em prints vazados de um aplicativo de mensagens, colegas de Lucas sugerem que ele tenha sofrido um “caldo”, um tipo de pressão para ser afogado por instrutores. Ainda nas mensagens, os alunos do treinamento dizem que vão falar perante a Justiça.

Cleudimar disse que algumas semanas antes da morte, Lucas já havia reclamado várias vezes de algumas situações do treinamento.

O inquérito conclui que Lucas morreu mediante asfixia por afogamento.

De acordo com as investigações, a dinâmica do afogamento foi a seguinte:

  1. Durante a atividade, o capitão pediu para que os alunos se organizassem em grupos de quatro pessoas, mas pela falta de dois alunos no dia, a equipe se organizou em grupos de seis e Lucas fez parte do último grupo a completar o percurso. A cada dois alunos, um deveria portar o flutuador e a vítima foi uma das escolhidas.
    Durante o nado, Lucas teve dificuldades em continuar por exaustão e usou o flutuador para descansar. O capitão então determinou que a vítima soltasse o flutuador e continuasse o nado crawl várias vezes.
    “Desconsiderando o estado de exaustão do referido aluno, determinou que a vítima soltasse o flutuador e continuasse o nado crawl, ocasião em que o ofendido tentou, por diversas vezes, dar prosseguimento à atividade aquática, sendo que, diante das dificuldades, voltava a buscar o flutuador”, diz trecho do documento.
  2. Lucas tentou continuar o nado diversas vezes, mas o capitão ameaçava tirar o equipamento de segurança. Momentos depois, pediu para que o soldado retirasse o flutuador da vítima e o mesmo soldado aplicou diversos caldos – expressão popular utilizada para se referir quando a pessoa mergulha contra a vontade, em Lucas.
  3. O documento ainda diz que Lucas pedia constantemente para sair da água e gritava por socorro. O capitão então desceu do pranchão, equipamento usado para salvamento aquático, em que estava e ordenou que os outros alunos seguissem na frente e deixassem a vítima para trás, sob a sua supervisão. Quando virou, percebeu que Lucas tinha submergido.
  4. Ao retornar à superfície, Lucas estava inconsciente, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no local.

Veja nota do capitão Daniel Alves na íntegra:

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Justiça! 12t4d

  1. Mecânico atropelado por caminhão de empresa fecha acordo de R$ 300 mil y4t12

    Um mecânico de Água Boa, que foi atropelado pelo caminhão da empresa...

  2. Ricker Maximiano de Moraes, um policial militar de 35 anos, é suspeito de matar esposa em Cuiabá. (Foto: Reprodução)

    Justiça decide manter preso PM investigado pela morte da mulher após audiência 56603h

    A prisão em flagrante do policial militar Ricker Maximiano de Moraes, de...

  3. PM suspeito de matar mulher estava afastado por transtorno psiquiátrico, diz defesa 2k4a3h

  4. Estudante que matou corredora pagará pensão à filha da vítima 361u6d

    A decisão, em caráter liminar, foi proferida pelo juiz Flávio Saad na...

  5. Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde 2q1f26

    O ex-vereador Marcos Manoel Barbosa (PTB), conhecido como Marcos Paulista, foi condenado...

  6. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 53qz

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...