Obra em aldeia visitada por Angelina Jolie em MT é alvo de apuração do MPF 2x1hs
Segundo o MPF, procedimento foi aberto para garantir os direitos constitucionais das populações indígenas e monitorar possíveis falhas na execução da obra na Aldeia Piaraçu. 3s1q3h
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para acompanhar supostas irregularidades na construção do Polo Base de Saúde Indígena na Aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá.
De acordo com a portaria publicada no dia 15 de abril no Diário Oficial da União, o objetivo é monitorar o andamento das tratativas e garantir o cumprimento de direitos constitucionais das populações indígenas, especialmente no que se refere à saúde pública.
A aldeia foi visitada no início deste mês pelo presidente Lula (PT) e pela atriz norte-americana Angelina Jolie.

O procedimento surgiu de uma denúncia registrada na Procuradoria da República no Município de Sinop, a qual apontava possíveis irregularidades na instalação do polo de saúde.
A partir disso, o MPF decidiu converter a apuração inicial em procedimento istrativo, como forma de fiscalizar e assegurar o o à saúde da comunidade da Aldeia Piaraçu.
De acordo com a portaria, o prazo inicial da investigação será de um ano, podendo ser prorrogado, conforme as necessidades do processo.

A construção da unidade de saúde foi divulgada em fevereiro deste ano pela Prefeitura de São José do Xingu. Conforme informações divulgadas pelas prefeitura, o local é considerado estratégico, com pista de pouso e capacidade para atender mais de 17 aldeias na região.
Visita de Angelina Jolie à região 373b64
No dia 2 de abril, a atriz americana e ativista humanitária Angelina Jolie visitou a Aldeia Piaraçu. Durante sua agem pela região, Jolie se encontrou com o Cacique Raoni, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil e defensor dos direitos dos povos originários e do meio ambiente.
Imagens que circularam nas redes sociais mostravam a atriz interagindo com os indígenas da etnia Kayapó e recebendo uma pintura tradicional. O gesto simboliza respeito e conexão com a cultura local, algo que Jolie sempre demonstrou em suas ações humanitárias ao redor do mundo.