Anel viário: tão sonhada obra deve ser entregue em dezembro de 2023 33h4i
Contorno Leste ligará o Distrito Industrial de Cuiabá à Rodovia MT-251 3x1i40
Uma das obras mais esperadas em Cuiabá é o trecho do anel viário que liga o Distrito Industrial à MT-251, na saída para Chapada dos Guimarães. Neste trecho, a via encontra outro “braço” do desvio que dá o a Rosário Oeste e outras cidades da região, além da BR-163, com destino ao norte o estado.
A previsão, segundo anúncio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), é de que a Avenida Contorno Leste, como será chamado o trecho entre o Distrito Industrial e a MT-251, seja entregue até dezembro de 2023.

Esta parte do anel viário será composto por 17,3 quilômetros de pista dupla, iluminação LED, e ciclovia. É um projeto que beneficia uma região composta por famílias carentes e que estava fora do eixo de desenvolvimento. Serão alcançados, de forma direta, mais de 200 mil pessoas de pelo menos 50 bairros.
“O Contorno Leste vai causar impacto extraordinário, não apenas para mobilidade urbana, que vai ser transformada, mas também para o crescimento econômico das comunidades por onde a via irá ar”, destacou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, essa avenida do anel viário é a maior via já construída na capital, ultraando em extensão, por exemplo, a Avenida das Torres (12,8 quilômetros), Avenida Beira Rio (cerca de 11 quilômetros), e Avenida Miguel Sutil (12,6 quilômetros).
Obra do anel viário e1i1p
A obra conta ainda com mais três frentes de trabalho, que estão em pleno andamento. A primeira está concentrada entre o Rio Coxipó e as proximidades do bairro Altos da Serra, onde já foi concluída a edificação da rede drenagem de águas pluviais. O trecho faz parte de um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, que encerra-se na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

A outra frente de trabalho faz parte de uma extensão de mais de seis quilômetros, situada entre o Distrito Industrial e o Rio Coxipó. Nesta, o trabalho ocorre na altura do bairro São João Del Rei. Por último, também está em construção uma ponte sobre o Rio Coxipó, com 75 metros de cumprimento, 23,8 metros de largura, sendo composta por pista dupla, iluminação de LED e área exclusiva para fluxo de ciclistas e pedestres nos dois sentidos.
Investimento 3y6y6m
A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó.