Tem que ter baguncinha no aniversário de Cuiabá 1j6j30
Baguncinha está entre as comidas mais desejadas do cuiabano 6m5l1v
O Primeira Página perguntou e a galera respondeu o que não pode faltar no aniversário de Cuiabá. E o que não pode faltar é nossa dupla queridinha: baguncinha com maionese temperada!

Em Cuiabá, muitos estabelecimentos comercializam o lanche que é genuinamente cuiabano. Tudo começou quando o comerciante Ale Arfux tinha um trailer na Avenida da Prainha. Lá, ele tinha alguns clientes cativos.
Em uma noite de 1973, quase próximo do fechamento, ele recebeu um desses clientes. Porém, alguns ingredientes já tinham acabado. Mas, ele disse que faria uma “bagunça” para o amigo cliente.
Misturou tudo que tinha e montou o lanche. Assim, surgiu o x-bagunça que, posteriormente, teve o pão reduzido e foi chamado de baguncinha.
Gustavo Belato têm duas lojas onde são comerciados lanches. O negócio começou há mais de 20 anos com o pai dele. Desde então, nunca parou. Com a pandemia, a modalidade delivery cresceu muito e o ‘carro-chefe’ dos pedidos é o baguncinha.
São 1,5 mil unidades vendidas por semana.
“O baguncinha é tão famoso e está tão presente na nossa cultura que ninguém diz: ‘vamos comer um lanche’, diz: ‘vamos comer um baguncinha'”.

Curiosidade fora do estado 405j1f
Quando foi lançado, o lanche continha todos os ingredientes do x-bagunça, porém pela metade. Em razão de ser mini, o preço era baixíssimo, tipo R$ 1. Por essa razão, se tornou “febre” e caiu no gosto da população.
O baguncinha alcançou fama fora do estado. Um exemplo, é a família de Eunice da Gama. Ela é paraibana e mora em Mato Grosso há 21 anos. Quando ela teve a primeira filha, a família veio visitá-la e a maior curiosidade era comer baguncinha e tomar refrigerante no saquinho.
“Eu contei para eles que aqui tinha um lanche chamado baguncinha e eles ficaram loucos para saber como era. Quando chegaram aqui, foi a primeira coisa que quiseram fazer”, contou ele.
Influencer da gastronomia 1g6j6b
Neilson Garcia ou nove anos fora de Mato Grosso. Foi estudar gastronomia em Santa Catarina. Quando retornou, enxergou sua identidade da culinária regional e decidiu fazer com o que mundo conhecesse a comida cuiabana.
Com muito humor e irreverência, ele mostra, em seu perfil no Instagram, como comer baguncinha com maionese temperada. E comer com estilo. O vídeo teve mais de 6 mil visualizações.
O baguncinha 1543w
Mas, o que esse lanche tem de tão bom que conquistou o coração de tanta gente???
Gustavo Belato enviou um vídeo do lanche feito no estabelecimento dele.
Já Neilson, nosso chef da cozinha e do humor mostrou como fazer um baguncinha em casa.
O baguncinha faz uma dupla com a maionese temperada. Um sem o outro é como a música de Buchecha e Claudinho: “não existo longe de você”.
Patrimônio o2058
Recentemente, o baguncinha se tornou patrimônio cultural imaterial de Cuiabá, após a aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores.
LEIA MAIS: 6411i
Confira a programação especial de comemoração ao aniversário de Cuiabá.