Quer uma receita para aproveitar o friozinho e um vinho? Tome nota! 5r1846
Aproveite a receita de polenta com ragú de linguiça e vinho para acompanhar 233y6q
O frio faz com que sintamos mais vontade de comer, porque nosso corpo precisa de movimento para ficar aquecido. Querer a sensação de quentinho também faz com que busquemos comidas e bebidas mais quentes. Nesse período, os caldos, sopas, massas, vinhos, chás e cafés fazem muito sucesso.

O frio também é uma oportunidade para experimentar e aqui vai uma receita que tem ganhado os nossos corações: a polenta. E essa vem acompanhada de um ragu de linguiça.
LEIA MAIS: 6411i
Escaldado cuiabano: aprenda receita fácil e barata para espantar o frio
Quem ensina a receita é o casal Rafaella Tognietti e Cleber de Noronha. Nas redes sociais, eles compartilham as experiências que fazem.

Segue a receita de polenta com ragú de linguiça: 4ar25
Ingredientes:
50g de fubá
50 ml de água
50 ml de leite
50g de queijo
20g de manteiga
100g de linguiça
1 lata de tomate pelado
1 cebola média
folhas do louro
coentro em grãos
noz moscada
pimenta do reino em grãos
queijo ralado
2 folhas de couve
Modo de preparo da Polenta: 4v3s1p
Em uma a funda, coloque a manteiga para derreter. Depois de derretida, coloque farinha de milho, conhecida como fubá mimoso, para cozinhar na manteiga somente. A textura dessa combinação deverá ser mais próxima de líquida, portanto, se não chegar a isso, adicione mais manteiga.
Deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos, ou no ponto que a mistura ficar mais clara. Neste ponto, comece a adicionar o líquido, no caso, a metade de água, pouco a pouco, mexendo com o batedor de arames. A dinâmica agora é mexer e adicionar o líquido ao mesmo tempo.
Faça isso até terminar o líquido, no caso, os volumes de água e leite. Tempere com louro, noz moscada e deixe cozinhando por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, acrescente o queijo , prove o sal (se precisar acrescentar, tempere a gosto), analise a textura e, para polenta mais densa, deixe cozinhar mais e, para uma polenta mais mole, desligar ou adicionar mais liquido.

Modo de fazer o rangú 2e2bb
Retire a pele da linguiça fresca, aqueça uma frigideira/a, com um fio de azeite. Adicione a linguiça em pedaços, separando com as mãos. Frite a linguiça até dourar levemente, depois adicione a cebola, picada bem fina e em quadradinhos. Quando a cebola começar a murchar e ficar transparente, adicione os tomates pelados. Agora o molho vai cozinhar, porém, precisará adicionar água, pouco a pouco, pois o molho começará a reduzir, ou seja, perder a água do cozimento. Preste atenção na densidade do molho, que não pode ficar nem muito líquido, nem muito espesso. Com o molho em cozimento, adicione todos os temperos indicados: louro, coentro em grãos moído e noz moscada. Deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora.
Couve crocante para acompanhar fj3x
Ligue o forno a 180 graus. Rasgue as folhas de couve, distribua na assadeira, coloque pedacinhos de manteiga sobre as folhas, tempere com sal e pimenta do reino e leve para assar. Deixe assando por 10 a 15 minutos, ou até as folhas ficarem crocantes.
“Essa receita é o maior sucesso entre os confrades. Fizemos vários encontros online (cozinhando juntos online) e as pessoas fizeram com muita facilidade”, comentou Cleber de Noronha.
Eles recomendam que a receita seja acompanhada de um bom vinho ou, para quem não consome bebida alcoólica, suco de uva integral. A combinação proporciona a sensação de aquecimento que a gente tanto busca nos dias frios.

Escolhendo o vinho x511m
A sommelière Kezia Giugni explica que o vinho é uma ótima oportunidade para experimentar, justamente porque o vinho proporciona sensação de conforto quando as temperaturas estão mais baixas, justamente porque esquenta o corpo.
“A aceitação do vinho aumentou muito em Mato Grosso, independente de suave, seco, rosê, branco, tinto, as pessoas se permitiram experimentar e aram a gostar de bebida que cai muito bem nos dias frios”, comentou ela.
Independente da escolha do vinho, o importante é experimentar e se sentir bem, seja com amigos, familiares ou curtindo a própria companhia. E claro, acompanhado de uma boa comida, o vinho é bem melhor.