Já ouviu falar em vinho Txacoli? Vem que o PP te explica 5g5y4b
Os vinhos Txacoli são produzidos em sua maioria com uvas brancas 1kq26
O Txacoli é um vinho tradicional do país Vasco, na Espanha. Esse estilo já foi quase esquecido, era um vinho caseiro até a década de 80 e, só em 1889 recebeu a primeira denominação de origem, melhorando sua qualidade e ganhando reconhecimento pelo mundo. Já experimentou um vinho diferente? Nesse episódio do podcast Música e Vinho, Kézia Giugni te conta as curiosidades do vinho da Espanha. Ouça abaixo:
Os vinhos Txacoli são produzidos em sua maioria com uvas brancas (Hondarrabi Zuri – significado de branco na língua de Vasco) e são cultivados nas regiões atlânticas do país, com muita chuva e temperaturas bem frias.

Ele conta com 3 denominações: Txacoli de Getaria, nome da cidade que faz vinhos de um amarelo pálido a esverdeado, sendo a primeira certificação do vinho. Em seguida, os vinho de Bizkaia, que receberam a nomeação em 1994. E por último, o de Álava em 2001, com vinhos de cor amarelo intenso, muita acidez e com toque leve de espuma.
Dois estilos são cultivados, os clássicos e os modernos. Os clássicos têm uma personalidade jovial com acidez acentuada, teor alcoólico médio-baixo, com aromas florais e frutados que nos lembram frutas cítricas e toque de ervas. Já os modernos, contam com uma estrutura mais incorporada, criado sobre suas borras ou em barricas de carvalho. O bom envelhecimento do vinho acontece devido a sua acidez que colabora para a guarda.
FALE COM O PP 6s423v
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.