Cinco cervejarias de MT recebem premiação em concurso nacional h4tv
As cervejas de Mato Grosso agora também são referência no Brasil s341u
Para quem aprecia cerveja, nada melhor do que ela bem gelada nos momentos de lazer, né? Mas você sabia as cervejas de Mato Grosso são referência no Brasil? Isso mesmo! Cinco cervejarias artesanais daqui foram premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau. São sete cervejas entre as melhores do Brasil, e cinco são nossas.

São elas: Cervejaria Van Dogh; Cervejaria La Cerva; Cuyabana; Cervejaria Xaraés e Cervejaria Louvada. O Primeira Página falou com parte das cervejarias premiadas.
Van Dogh c5e34
Bruno Aprígio é mestre cervejeiro da Van Dogh Beer. Ele explica que toda cervejaria artesanal precisa de parâmetro para poder melhorar processos, produtos e tudo que envolve o mundo desse tipo de bebida.
Para ele, ser premiado no concurso de Blumenau representa o sucesso do trabalho de um ano inteiro.
“Nossa cervejaria é pequena e por isso está sendo premiada em um estilo que ainda não é unificado em uma única categoria. Isso mostra o quanto estamos no caminho certo. Então estamos muito felizes com esse resultado”, disse.

As cervejas são julgadas considerando um guia que reúne todos os estilos produzidos no mundo. É como se fosse uma cartilha onde as receitas precisam ser fabricadas de acordo com as especificações lá existentes.
LEIA MAIS 24721m
Cresce o número de pessoas interessadas em fazer a própria cerveja em Cuiabá
O Hop Lager ainda não segue um padrão, mas consegue ser avaliado em outros estilos, devido a característica por perfil produzido. A Van Dogh foi avaliada no estilo Índia Pale Lager.
Bruno explica que os sócios optaram pela escola americana de fazer cerveja. “Nossas cervejas ainda não são engarrafadas e por isso comercializamos em barris”, completou.
Cuyabana 4y3i3z
Leandro Freitag é supervisor comercial da empresa. Ele explica que esta foi a primeira vez que a Cervejaria Cuyabana participou de um campeonato
“O Campeonato Brasileiro da Cerveja é a competição mais importante da América Latina. O nível dos jurados é extremamente alto e este ano foi o recorde de inscritos. Participamos pela primeira vez e, felizmente, levamos duas medalhas. Nossas cervejas são feitas junto com a Dom Barzotto, em um modelo que a gente chama de ‘colab’”.

No campeonato, a Dark Mild Ale levou ouro. É um estilo raro inglês. A Ordinary Bitter, também inglesa, levou bronze, mas com sabor de ouro, já que nenhuma outra cerveja conseguiu medalha de prata ou a dourada.
“Nesse tipo de competição a medalha vem por pontuação, então nem sempre saem as três medalhas. Muito orgulho de ver o trabalho premiado e de trazer esse reconhecimento para Mato Grosso. Felizes também pelas outras cervejarias do estado que trouxeram medalhas. Isso prova o bom nível que temos por aqui”.
A Cuyabana Cervejaria Artesanal existe desde de 17 de outubro de 2016. Com sede em Várzea Grande, na região metropolitana, desde fevereiro de 2021 está sob nova gestão.
“Nosso objetivo é deixar o povo cuiabano orgulhoso em ter seu nome aliado a uma empresa séria que produz uma cerveja de alta qualidade e proporciona a seus clientes uma experiência única a cada gole”, completou.
Xaraés 4c559
A Xaraés é a primeira cervejaria artesanal de Chapada dos Guimarães, a 64 km de Cuiabá. Rafael Augusto Rodrigues é engenheiro agrônomo, sócio e diretor-executivo da empresa. Ao Primeira Página, ele explicou um pouco do processo de produção.
“Produzimos nossa cerveja respeitando dois princípios básicos: usar as melhores matérias-primas disponíveis e respeitar o tempo necessário em cada etapa do processo. Não temos pressa em produzir. O que temos é prazer e orgulho em produzir cervejas, sorrisos e momentos”.

Rafael explicou ainda a importância do campeonato para o setor e o quanto isso representa para Mato Grosso.
“A nossa cerveja American Lager obteve a medalha de prata na categoria. Esta categoria reúne representantes do estilo de cerveja mais consumido no Brasil e no mundo, o que nos deixou extremamente orgulhosos do nosso trabalho até aqui e ainda mais animados em continuar a nos aperfeiçoar a cada dia em todos os nossos estilos de cerveja, que hoje somam 10”, comentou.
Louvada h2h6a
Ao Primeira Página, o sócio diretor da Louvada, Gregório Balarotti disse que o campeonato é o maior concurso independente do mundo, com mais de 3.500 cervejas concorrendo.
“Ganhar duas medalhas de ouro, avaliadas pelos melhores profissionais internacionais, é motivo de muita honra e orgulho. Além disso, a Louvada está conquistando medalhas em vários concursos constantemente, o que mostra que a busca pela qualidade e o compromisso em fazer as melhores cervejas está gravada em nossos valores e DNA”.
A Cervejaria Louvada foi fundada em dezembro de 2014 e começou as operações em novembro de 2015, em Cuiabá, por cinco amigos apaixonados por cerveja artesanal.
Hoje, a marca tem mais de 20 rótulos autorais e duas fábricas em operação, uma em Cuiabá e outra em Porto Velho (RO).

Primeira cervejaria artesanal de Cuiabá, a Louvada tem produção média de 260 mil litros e mais de 20 estilos da bebida.
La Cerva 5k2d34
O Primeira Página tentou contato com a La Cerva, mas até a divulgação deste material não havia obtido retorno.