Receita de chipa: Primeira Página ensina como fazer a brasileira e a paraguaia 242w65
Saiba a diferença entre as duas iguarias de Mato Grosso do Sul com origem do país vizinho 6jb17
Cadê os apaixonados por chipa? O Primeira Página separou duas receitas deliciosas desse prato típico de Mato Grosso do Sul: a chipa paraguaia e a brasileira.
Chipa Paraguaia 4t6pr
A receita é de Mirna Torres, paraguaia que vive há 35 anos em Campo Grande. Hoje, aos 57, casada, mãe de duas mulheres, faz sucesso com a receita, tanto na família, quanto para o dia da Nossa Senhora de Caacupe, também conhecida como Virgem Azul, considerada padroeira do Paraguai.
LEIA MAIS:
- Chipa: culinária típica é carro-chefe de mulheres da fronteira de MS
- Churrasco pantaneiro, pintado a urucum, arroz carreteiro e a identidade culinária de MS por chef Paulo Machado

Ingredientes
- 2 quilos de polvilho doce
- ½ quilo de farinha de milho
- 800 gramas de margarina
- 12 ovos (comum ou caipiras)
- 1 litro de leite
- sal a gosto (uma colher de sopa)
- 1 quilo de queijo minas
- 1 quilo de queijo mussarela
- 200 gramas de erva doce
Modo de Preparo 1m2z4o
Antes de tudo, pré-aqueça o forno em 200°C. Após isso, pegue uma bacia/tigela e misture o polvilho com a farinha de milho. Com as mãos, abra um meio na massa e acrescente a margarina e os ovos. Nunca pare de mexer! Depois, adicione o polvilho aos poucos. Coloque os queijos ralados. Quando perceber que a massa está ficando com aspecto seco, comece a adicionar o leite, aos poucos. Quando perceber que ela está consistente, sem esfarelar, está perfeita!

Formato 2x3g6o
Agora é hora de escolher o formato da sua chipa paraguaia. A Mirna sempre escolhe a argola. Mas também existe a losango, meia lua (ou ferradura), alongada, trançada, ou até mesmo em formato de animais. A receita acima dá em torno de 30 chipas!
Cozimento 461o5o
Em uma fôrma de sua preferência, leve as chipas ao forno pré-aquecido. O tempo de assar é de 40 minutos. Porém, depende do aparelho usado: tradicional ou elétrico. Se todas estiverem douradas e quase (quase!) criando aquela camadinha craquelada, é porque estão prontas para serem degustadas.

Chipa brasileira 24194w
Para quem acha que ela é igual a paraguaia, está enganado! Segundo o professor de gastronomia especialista em cozinha brasileira e cozinha regional e sul-mato-grossense, Adriano Torres, existe diferença entre as duas. Por exemplo, o tipo de polvilho, a gordura, quantidade de leite.
“No Paraguai, a chipa fica mais sequinha, durinha, crocante. Aqui já nos acostumamos a comer mais macias. E misturamos polvilho doce e azedo: essa é a diferença básica”, explica Torres.
Ingredientes
- 200 ml de leite integral
- 100 gramas de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 200 gramas de polvilho azedo
- 300 gramas de polvilho doce
- 500 gramas de queijo curado
- 3 gramas de sal

Modo de preparo 3c6n2s
Separe os ingredientes. Depois, rale o queijo e já pré-aqueça o forno a 160°C. Em uma tigela, misture os polvilhos, a manteiga, o queijo e os ovos. Em seguida, ajuste o sal conforme o queijo, já que a maioria são salgados. Solve a mistura adicionando o leite aos poucos, até formar uma massa fina, homogênea e bem bacia. Após esse processo, modele com 50 gramas cada chipa e deixe no formato de ferradura. Em uma assadeira, coloque cada uma delas. É importante haver espaço entre elas, pois irão crescer. Feito isso, leve para assar no forno pré-aquecido até ficar levemente dourado. Depois de cerca de 25 minutos, sirva as chipas quentes. Conforme Torres, esse é o jeito mais interessante de degustar essa iguaria brasileira e paraguaia! Nesta receita produz 25 chipas.
Comentários (1) 3kf3p
Eu gosto das duas! Com café para acompanhar ficam perfeitas