Bolo de arroz é melhor que muita gente! Aprenda a fazer essa delícia 6p61t
Há quem diga que ele é melhor que muita gente. Errado não tá! O bolo de arroz, delícia tipicamente cuiabana, tem lugar reservado no coração – e no estômago de quem prova essa iguaria.

A receita tem origem nas limitações impostas pela Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870, explica o chef de cozinha Marcus Alves. Com as navegações suspensas pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná, o cuiabano ou a usar os ingredientes disponíveis para formar sua gastronomia.
LEIA MAIS 24721m
Dia de alegria…ops! Dia do Bolo de Chocolate; confira a receita
“Desse isolamento, surgiram alguns pratos típicos da nossa região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’, e a carne com banana verde. (….) Por isso falamos que nossa gastronomia cuiabana surgiu do isolamento durante a guerra e vem sendo valorizada até a atualidade”, disse Alves, já recebeu título de ‘Chef Revelação do Ano’ por parte da Associação de Chefs de Cozinha de Mato Grosso.
O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e foi este mesmo grão que serviu de ingrediente base para as tradições gastronômicas cuiabanas, entre elas a do bolo de arroz.
LEIA MAIS 24721m
“Rep bardei”: Bentô é bolo individual que faz sucesso na internet
E, como o próprio chef diz que “receita guardada e não compartilhada é receita esquecida”, o Primeira Página te ensina a preparar essa delícia:
Bolo de Arroz 3a2cc
Rendimento: 30 a 40 bolinhos
Ingredientes
1 kg de arroz
500g de mandioca
550g de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de fermento
1 pacote de coco ralado (100g)
1 pitada de sal
Canela e erva-doce a gosto
750 ml de água
Manteiga ou óleo para untar
Preparo 641g4s
Deixe o arroz de molho de um dia para o outro. Lave bem, escorra e soque no pilão. Peneire até virar uma farinha e reserve. Rale a mandioca e faça um mingau com a água já quente em fogo médio. Mexa bem, sem parar. Acrescente o açúcar, misture e desligue o fogo.
Depois, coloque a farinha de arroz, mexa e deixe a massa descansar de um dia para o outro para fermentar. Adicione os demais ingredientes, misture tudo e asse até dourar em fôrma de bolo ou forminhas de empada untadas com manteiga ou óleo.