Gateball: um esporte pouco conhecido que atravessa gerações 5nu2l
Associação Nipo do Centro-Oeste, em Cuiabá, mantém viva a tradição do esporte. Jogadores acima de 60 anos participam de campeonatos nacionais e até internacionais do esporte. 33295c
O gateball é um esporte criado depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947, no Japão. A modalidade se difundiu pelo mundo chegando até o Brasil. Atualmente, no país, pouco mais de 10 mil pessoas praticam o esporte, e em Mato Grosso, são cerca de 50 descendentes de japoneses.
A Associação Nipo do Centro-Oeste mantém viva essa atividade e o Primeira Página foi conferir. Japoneses que vieram de São Paulo trouxeram o esporte há 38 anos e incluíram a modalidade no quadro de atividades da associação.
Por ser um esporte de pouco desgaste físico, os atletas mais interessados são idosos entre 60 e 80 anos. O aposentado Itizo Makiyama, de 80 anos, é um dos jogadores da associação e sempre participa dos treinos.
“Eu jogo há 35 anos. Fui convidado pelas pessoas daqui. É um esporte muito bom para a mente, pensa muito”, disse.
Além de Itizo, o aposentado Humberto Casikava, de 88 anos, é o jogador mais velho da associação a praticar a modalidade. Ele fala português fluentemente, mas é perceptível o sotaque japonês. Segundo Casikava, os pais dele vieram para o Brasil quando a mãe estava grávida dele. De Marília, em São Paulo, se mudou para Cuiabá e começou a frequentar a associação.

“Cheguei aqui e me convidaram para entrar na associação para manter a integração social e também cultural. O esporte é bom para a saúde porque a gente movimenta o corpo e é muito bom para a mente”, contou.
Atualmente, a associação possui cerca de quatro times completos com cinco jogadores cada. Os treinos acontecem todas as quintas-feiras e nos fins de semana. Dos quatro times, dois são selecionados para participar de campeonatos nacionais e internacionais.
Em 2019, 10 jogadores, incluindo a bancária aposentada Nair Mitsuyo Nakai, foram até Buenos Aires, na Argentina para disputar o Sul-Americano de Gateball. O time da associação ficou em terceiro lugar na competição. Outro campeonato, que eles também participaram aconteceu no Peru.
“Todo ano a gente participa dos campeonatos brasileiros. O Sul-Americano deste ano vai ser em São Paulo e já estamos todos inscritos para jogar”, disse.
Regras do Gateball 2h3c2h

Para jogar o esporte é preciso de uma quadra retangular com três arcos pequenos de 22 centímetros instalados no chão, além de um goal pole, uma espécie de bastão. O jogo possui bolas numeradas de 1 a 10, que correspondem a ordem das tacadas. Os jogadores batem nas bolas com um taco.
Cada time possui cinco jogadores. As bolas pares ficam para um time e as ímpares para o outro, e o objetivo é fazer as bolas atravessarem os arcos para acumular um ponto e o goal pole para ganhar dois pontos.
O jogo tem duração máxima de 30 minutos e ganha o time com mais pontos. As regras parecem simples, mas o jogador possui apenas oito segundos para montar uma estratégia e bater na bola para tentar acertar o arco.