Gateball: um esporte pouco conhecido que atravessa gerações 5nu2l

Associação Nipo do Centro-Oeste, em Cuiabá, mantém viva a tradição do esporte. Jogadores acima de 60 anos participam de campeonatos nacionais e até internacionais do esporte. 33295c

O gateball é um esporte criado depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947, no Japão. A modalidade se difundiu pelo mundo chegando até o Brasil. Atualmente, no país, pouco mais de 10 mil pessoas praticam o esporte, e em Mato Grosso, são cerca de 50 descendentes de japoneses.

(Vídeo: Wilson Ribeiro/ Célio Fernandes)

A Associação Nipo do Centro-Oeste mantém viva essa atividade e o Primeira Página foi conferir. Japoneses que vieram de São Paulo trouxeram o esporte há 38 anos e incluíram a modalidade no quadro de atividades da associação.

Por ser um esporte de pouco desgaste físico, os atletas mais interessados são idosos entre 60 e 80 anos. O aposentado Itizo Makiyama, de 80 anos, é um dos jogadores da associação e sempre participa dos treinos.

“Eu jogo há 35 anos. Fui convidado pelas pessoas daqui. É um esporte muito bom para a mente, pensa muito”, disse.

Além de Itizo, o aposentado Humberto Casikava, de 88 anos, é o jogador mais velho da associação a praticar a modalidade. Ele fala português fluentemente, mas é perceptível o sotaque japonês. Segundo Casikava, os pais dele vieram para o Brasil quando a mãe estava grávida dele. De Marília, em São Paulo, se mudou para Cuiabá e começou a frequentar a associação.

Novo Projeto 99
Time da associação ficou em 3º lugar no Sul-Americano da Argentina em 2019. (Foto: Cedida)

“Cheguei aqui e me convidaram para entrar na associação para manter a integração social e também cultural. O esporte é bom para a saúde porque a gente movimenta o corpo e é muito bom para a mente”, contou.

Atualmente, a associação possui cerca de quatro times completos com cinco jogadores cada. Os treinos acontecem todas as quintas-feiras e nos fins de semana. Dos quatro times, dois são selecionados para participar de campeonatos nacionais e internacionais.

Em 2019, 10 jogadores, incluindo a bancária aposentada Nair Mitsuyo Nakai, foram até Buenos Aires, na Argentina para disputar o Sul-Americano de Gateball. O time da associação ficou em terceiro lugar na competição. Outro campeonato, que eles também participaram aconteceu no Peru.

“Todo ano a gente participa dos campeonatos brasileiros. O Sul-Americano deste ano vai ser em São Paulo e já estamos todos inscritos para jogar”, disse.

Regras do Gateball 2h3c2h

Novo Projeto 100
O jogo possui bolas numeradas de 1 a 10, que correspondem a ordem das tacadas. Os jogadores batem nas bolas com um taco. (Foto: Captura de tela/ Wilson Ribeiro/ Célio Fernandes)

Para jogar o esporte é preciso de uma quadra retangular com três arcos pequenos de 22 centímetros instalados no chão, além de um goal pole, uma espécie de bastão. O jogo possui bolas numeradas de 1 a 10, que correspondem a ordem das tacadas. Os jogadores batem nas bolas com um taco.

Cada time possui cinco jogadores. As bolas pares ficam para um time e as ímpares para o outro, e o objetivo é fazer as bolas atravessarem os arcos para acumular um ponto e o goal pole para ganhar dois pontos.

O jogo tem duração máxima de 30 minutos e ganha o time com mais pontos. As regras parecem simples, mas o jogador possui apenas oito segundos para montar uma estratégia e bater na bola para tentar acertar o arco.

(Vídeo: Wilson Ribeiro/ Célio Fernandes)

Leia mais n1u6n

  1. Mascotes dos times de MT são repaginados por inteligência artificial 74m61

  2. A pé pelo Brasil: aos 52 anos moradora de MT percorre mais de 100 km andando 1j383g

  3. Governo lança edital para escolher projetos de esporte e lazer que vão ganhar R$ 40 mil 3r6u42

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Esportes! nl5a

  1. 'Dia do Desafio' é celebrado com semana de atividades físicas gratuitas em MT 4b365a

    O Sesc-MT realiza nesta semana, uma série de atividades físicas nas unidades...

  2. Com protagonismo brasileiro, Rio sediará o Mundial de Tênis de Mesa em 2029 51je

  3. Cuiabano se torna o 1º piloto profissional com autismo do Brasil 5g2m1p

  4. Ime na FMF leva Justiça a nomear interventor e suspender diretoria p6q5j

    A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) está sob intervenção judicial após o...

  5. Fernando Rufino

    Fernando Rufino conquista prata na Copa do Mundo de canoagem paralímpica 4o5g63

    Copa do Mundo de Canoagem Paralímpica é disputada em Poznan, na Polônia....

  6. O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima. (Foto: Reprodução)

    Ex-nadador Felipe Lima é o convidado do podcast Põe na Conta 4vb57

    O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima, será o entrevistado do podcast Põe na...