Festival Internacional de Pesca: competições animam o fim de semana em Cáceres 1d2yl

Neste domingo (7) está sendo o último dia de provas do festival, com a competição de pesca embarcada motorizada. A largada foi às 7h30 da manhã na Praia do Daveron, no município 2r6c1j

Com premiação total que ultraa os R$ 700 mil, o 41º FIPe (Festival Internacional de Pesca Esportiva) de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, começou na última terça-feira (2) e segue até este domingo (7). A competição atrai centenas de participantes em várias modalidades.

Neste domingo (7) está sendo o último dia de provas do festival, com a competição de pesca embarcada motorizada. A largada foi às 7h30 da manhã na Praia do Daveron, no município.

Festival Internacional de Pesca: competições animam o fim de semana em Cáceres. (Foto: Camila Freitag)
Festival Internacional de Pesca: competições animam o fim de semana em Cáceres. (Foto: Camila Freitag)

A pontuação é calculada pelo tamanho e a espécie do peixe retirado do Rio Paraguai, após feito o registro, o animal é devolvido para as águas.

Rízia Martins de Souza, de 19 anos, chegou atracando o caiaque empolgada com a possibilidade de um lugar no pódio já que conseguiu fisgar uma Cachara com 53 centímetros.

“Foi uma emoção muito grande, na hora que eu peguei o Cachara foi emoção que não deu pra segurar”, celebra Rízia.

Na manhã de sábado (6) foram 150 competidores no caiaque e a tarde, outros 150 na canoa que inundaram o rio que corta a cidade de Cáceres.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e diretor geral do FIPe, Cláudio Henrique Donatoni, o Ministério da Pesca também está auxiliando na organização do evetno.

caceres fipe pesca peixe canoa 3
População assiste competição na orla do Rio Paraguai. (Foto: Camila Freitag)

“Estão participando, levando a modalidade e a forma com que nós realizamos o Festival para outras cidades do estado e do Brasil”, destaca Cláudio.

Na largada das competições, a população ficou espiando de longe na orla do rio, enquanto outros aproveitaram para fotografar das chalanas. Depois de 20 minutos de navegação, as canoas pararam para lançar as iscas.

A pesca de canoa à remo é uma das mais tradicionais do festival. A modalidade é considerada artesanal porque não tem o uso de molinete ou carrotilha, sendo uma forma de valorizar a cultura dos pescadores ribeirinhos e pantaneiros.

O empresário Luís Alexandre Cassorla, é de São Paulo (SP) mas tem raízes mato-grossenses. Todos os anos ele participa do festival com os amigos e este ano, além da pesca motorizada, também investiu na canoa.

“Todo ano nós participamos, ano ado participamos também e ganhamos em 2º lugar [na modalidade] de barcos. É um evento muito interessante pra região porque é pra mostrar a diversidade que é o Pantanal a quantidade de espécies de peixes que temos aqui”, afirma Luís.

Leia mais n1u6n

  1. Festival Internacional de Pesca de Cáceres começa nesta terça-feira 3y6x6

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Esportes! nl5a

  1. 'Dia do Desafio' é celebrado com semana de atividades físicas gratuitas em MT 4b365a

    O Sesc-MT realiza nesta semana, uma série de atividades físicas nas unidades...

  2. Com protagonismo brasileiro, Rio sediará o Mundial de Tênis de Mesa em 2029 51je

  3. Cuiabano se torna o 1º piloto profissional com autismo do Brasil 5g2m1p

  4. Ime na FMF leva Justiça a nomear interventor e suspender diretoria p6q5j

    A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) está sob intervenção judicial após o...

  5. Fernando Rufino

    Fernando Rufino conquista prata na Copa do Mundo de canoagem paralímpica 4o5g63

    Copa do Mundo de Canoagem Paralímpica é disputada em Poznan, na Polônia....

  6. O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima. (Foto: Reprodução)

    Ex-nadador Felipe Lima é o convidado do podcast Põe na Conta 4vb57

    O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima, será o entrevistado do podcast Põe na...