Cuiabano se torna o 1º piloto profissional com autismo do Brasil 5r5k2q
Vice-campeão de kart F4 em Mato Grosso, Dimy é o primeiro piloto autista do Brasil e busca inspiração para abrir caminho a mais inclusão no esporte. a663z
O cuiabano Dimy Kalinowski, uma promessa do kart nacional que está quebrando barreiras. Aos 17 anos, ele se tornou o primeiro piloto profissional do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sonha em alcançar as pistas internacionais.

Vice-campeão Light Mato-Grossense de Kart F4 2023, o jovem é uma promessa do esporte.
Filho da mãe orgulhosa Branca Fernandes, Dimy tem nível dois de e dentro do espectro, mas encontrou no automobilismo sua grande paixão. “Ele tem hiperfoco em corridas e uma determinação incrível. Para ele, não existe plano B: ele nasceu para ser piloto”, contou Branca.
O jovem relatou que seu amor pelo esporte começou na infância: “Sempre adorei corridas e sonhava em pilotar, mas só tive a oportunidade recentemente. Quero mostrar que autistas são capazes de conquistar seus objetivos. O diagnóstico não é um limite”.
Ver essa foto no Instagram
Com talento e persistência, Dimy almeja voos mais altos: “Meu maior sonho é competir no automobilismo profissional, em categorias acima do kart”. A trajetória dele não só inspira, mas também abre caminho para mais inclusão no esporte.