Conheça o Rio das Mortes onde a atleta olímpica Ana Sátila treinou em MT 636q34

Cheio de lendas e justificativas para seu nome, o Rio das Mortes recebe esse nome por ter sido local de sangrentas batalhas entre indígenas Xavantes e bandeirantes. 466c3f

A canoísta brasileira Ana Sátila está fazendo história nas Olimpíadas de Paris. Ela garantiu uma vaga nas eliminatórias de caiaque cross na canoagem slalom e disputa um lugar no pódio neste domingo (4). Já te contamos aqui no Primeira Página que a atleta treinava em Mato Grosso, agora vamos te contar sobre o Rio das Mortes, o local onde ela deu as primeiras remadas. (Veja o vídeo abaixo)

Cheio de lendas e justificativas para seu nome, o Rio das Mortes recebe esse nome por ter sido local de sangrentas batalhas entre indígenas Xavantes e bandeirantes.

O rio que banha o estado de Mato Grosso, encontra-se na Bacia Tocantins-Araguaia e tem extensão total de 1.146,82 km. Ele desemboca no Rio Araguaia, 7 km a montante de São Félix do Araguaia. É um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região. 

Em Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá, o Rio das Mortes conta com inúmeras praias à beira das águas perigosas e traiçoeiras do rio. Muitas pessoas aproveitam para pescar, apreciar a paisagem e praticar esportes radicais.

Ana Sátila 722x1d

Ana Sátila morou em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Treinada por Ettore Ivaldi, em 2012, em Londres, a atleta alcançou 16º, no Rio, em 2016, o 17º e em Tóquio 2020, o 13º. Na canoa simples, chegou à final em Tóquio, terminando em décimo.

Ana Sátila disputará as eliminatórias de caiaque cross na canoagem slalom nos Jogos Olímpicos deste domingo (4). (Foto: Alexandre Loureiro/ COB)
Ana Sátila disputará as eliminatórias de caiaque cross na canoagem slalom nos Jogos Olímpicos deste domingo (4). (Foto: Alexandre Loureiro/ COB)

A canoísta conquistou um feito histórico para o Brasil ao garantir o 4º lugar na final do caiaque e o 5º na disputa da canoa individual da canoagem slalom, está prestes a disputar uma nova competição nesta manhã.

Após cravar o quinto melhor tempo no ranqueamento do caiaque cross, ela disputou a final da prova neste sábado (3) e se classificou para as eliminatórias de domingo.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Esportes! nl5a

  1. Fernando Rufino

    Fernando Rufino conquista prata na Copa do Mundo de canoagem paralímpica 4o5g63

    Copa do Mundo de Canoagem Paralímpica é disputada em Poznan, na Polônia....

  2. O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima. (Foto: Reprodução)

    Ex-nadador Felipe Lima é o convidado do podcast Põe na Conta 4vb57

    O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima, será o entrevistado do podcast Põe na...

  3. Lagoa Itatiaia terá projeto de canoagem e atividades esportivas 4z1316

    Uma nova lei, publicada nesta terça-feira (20), institui o projeto “Remar é...

  4. Bolsa Atleta ciclistas

    Resultado final: inscrições aprovadas no Bolsa Atleta MS são divulgadas hc4g

    Foram publicados nesta segunda-feira (19) os nomes dos candidatos que tiveram as...

  5. Sul-mato-grossense é tricampeão mundial de rodeio 2t5p57

    O sul-mato-grossense José Vitor Leme alcançou um feito histórico no rodeio mundial...

  6. TJMS abre inscrições para caminhada contra o feminicídio 4p5x2z

    Estão abertas as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas, evento...