VÍDEO: Bustamante diz que prova de concurso tem "possibilidade zero" de ser anulada 5xy67

Há mais de 100 denúncias de irregularidades sobre a realização do concurso 70qz

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, afirmou nesta quarta-feira (2) que as provas do concurso das Forças de Segurança, realizadas em 20 de fevereiro, não serão anuladas. Após reunião com o governador Mauro Mendes (União Brasil), ele falou com a imprensa no saguão do Palácio Paiaguás.

bustamante
Secretário de Segurança, Alexandre Bustamante (Foto: Secom MT)

O certame é alvo de investigação por suspeita de fraude e um suposto vazamento do caderno de prova para o provimento de vagas para o cargo de aluno a soldado da Polícia Militar. Além disso, centenas de denúncias foram feitas ao MPE (Ministério Público Estadual) de que teria ocorrido uso de equipamentos eletrônicos na sala e no banheiro dos locais de prova.

“A possibilidade [de anular a prova], por enquanto, é zero. A gente está aguardando a finalização das investigações. A responsabilidade das provas é da UFMT e foram 6,7 mil inscritos. Houve algumas reclamações no Ministério Público, que está acompanhando todas as atividades da UFMT e já foi descartada a possibilidade de vazamento”.

O relatório investigativo da DRCI (Delegacia Especializada de Repressão de Crimes Informáticos) foi produzido conforme apontamentos realizados pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) e encaminhado ao MPE. O laudo foi divulgado em 25 de fevereiro e aponta que não houve vazamento de prova.

LEIA MAIS 24721m

Bustamante explicou que a UFMT faz o levantamento das atas, onde foram feitos todos os registros de ocorrências. Cada sala em que a prova foi aplicada terá sua própria ata revisada, para saber se há algum registro de problemas. O secretário disse que essa é a reta final das investigações.

“A gente tem as atas das salas de prova. A universidade está terminando esse levantamento para fazer o encaminhamento à Secretaria de Segurança. São 7 mil salas de aula e eles já estão terminando. Não vimos nenhum registro de foto da prova. O que eu vi foi uma foto do gabarito, que foi distribuído antes da prova. Não tem imagem durante a prova. Ninguém bateu foto, então a prova está inviolada”, completou ele.

No MPE, a investigação é feita por três Promotorias de Justiça de Cuiabá nas áreas do Patrimônio Público, Cidadania e Segurança Pública. Apesar das denúncias, a UFMT, realizadora do concurso, afirma que o certame é seguro.

As provas do concurso público das forças de segurança de Mato Grosso tem o objetivo de preencher 11 cargos diferentes destinados à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil e Politec.

Veja as declarações do secretário: u2f7

Alexandre Bustamante falou com a imprensa nesta quarta-feira (2)

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Emprego e Concursos! 5k5720

  1. emprego

    Mato Grosso do Sul gera 5,7 mil empregos formais em abril 1i3t26

    Abril foi um mês positivo para os empregos, em Mato Grosso do...

  2. Mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos em MT; veja como se inscrever 2s6s7

  3. medicos atendimento 1

    Sem prova: processo seletivo tem salários de até R$ 6,7 mil em MS 2q1m32

    SAD e SES, secretarias de istração e de Saúde de Mato Grosso...

  4. prefeitura

    Prefeitura contrata cuidadores com nível médio e salário de R$ 2 mil 3c223x

    Prefeitura abre processo seletivo para 96 cuidadores, tendo como requisito só o...

  5. Processo seletivo contrata merendeiras (Foto: Lorena Segala)

    Merendeiros e assistentes da prefeitura são convocados em Campo Grande 245je

    A Prefeitura de Campo Grande convocou nesta quarta-feira (28) novos profissionais para...

  6. Concurso Embrapa: resultado é divulgado 2j524o

    O resultado provisório da prova prática para os cargos de Técnico e...