Concurso para professor em Campo Grande: estabilidade é sonho de candidatos 6v286r
Provas são realizadas neste domingo, em dois diferentes horários; pela manhã, muita gente se antecipou para não ter imprevisto 445d2f
Os portões do concurso público para professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), em Campo Grande, neste domingo (4), fecharam às 8h da manhã. Mas, muitos candidatos lotaram os locais de prova com mais de uma hora de antecedência, uma forma de garantir que nenhum imprevisto destrua os planos de quem sonha com a estabilidade.
E teve gente que aproveitou o tempo de espera, antes da abertura dos portões, para dar uma última revisada no conteúdo.
“A gente está dando uma última olhadinha aqui [no conteúdo] para aliviar um pouco a tensão. Fiz um cursinho de redação, de pedagógico, língua portuguesa. É uma última olhada agora, mas a preparação vem de bem antes, fiz simulados”, explica Silvia, de 53 anos, que leciona há mais de 20 anos e luta por uma das 323 vagas.

De Campo Grande, a profissional deseja uma oportunidade para continuar dando aula para alunos da educação infantil e dos anos iniciais.
“Tem muitos anos que eu estou batalhando e eu quero muito ar, ter estabilidade”.
Ao lado de Silvia, Verônica Fernandes, de 45 anos, é outra que sonha com a aprovação. Inclusive, ela percorreu 201 km, de Dourados até a capital, para fazer a prova.
“Cheguei ontem, ei a noite na casa de uma amiga e hoje chegamos cedo pra não perder a hora, nem o local, até pelo fato de eu não ser daqui, não conhecer, se deixar tudo pra última hora, eu já chego apressada e deixa a gente mais nervosa ainda”.

Professor de artes, Juliano Ferreira, de 43 anos, foi embora do estado em busca de uma oportunidade e, após rodar o país, percorreu cerca de 600 km em uma moto 125 cilindradas para retornar a Campo Grande e buscar uma oportunidade.
“Eu saí de casa dia 22 de dezembro, rodei o Brasil inteiro, fui para Santa Catarina, fui para São Paulo, fui para Jales, interior, andei 600 km para chegar aqui em Campo Grande”, destacou.
Há quatro anos em sala de aula, Cláudia Viegas vem se preparando há meses para conquistar um bom resultado. “As expectativas são as melhores, ei as férias estudando, o professor não teve férias esse ano. Quero estabilidade, o processo seletivo é muito inseguro, a gente constantemente tem que fazer provas, então o concurso nos traz a estabilidade”.

Fim de uma longa espera 5b11x
A realização do concurso público para professores da Reme, neste domingo, era aguardado por profissionais da educação há 8 anos. O último concurso realizado pela prefeitura de Campo Grande, na área, foi em 2016.
“Há muitos anos a gente não tinha concurso e a gente precisa efetivar esses candidatos, esses servidores, para a gente colocar pessoas capacitadas nas salas de aula e que vão ter uma continuidade, não são somente aqueles que são sempre contratados”.
Márcia Helena Dourado, presidente da comissão organizadora do concurso.
Ao todo, 20.861 candidatos se inscreveram no concurso que oferta 323 vagas com salário inicial de R$ 3.671,07 para carga horária de 20 horas semanais.

Veja como será a distribuição das vagas:
- 120 vagas para professor de ensino fundamental
- 82 vagas para professores de arte
- 10 vagas para professores de educação física
- 5 vagas para professores de língua inglesa
- 5 vagas para professores de língua portuguesa
- 5 vagas para professores de matemática
- 4 vagas para professores de geografia
- 4 vagas para professores de história
- 4 vagas para professores de ciências.
Tem mais prova à tarde 51152n
Os quatro locais de prova, pela manhã, são: Uniderp, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, E.E. Maria Constança de Barros Machado e E.E. Professor Emygdio Campos Vidal.
No período da tarde, os locais de prova são: Uniderp e UCDB. Os portões abrem às 13h30 e fecham às 14h30. Todos os horários de Mato Grosso do Sul. Fazem prova à tarde os candidatos:
- Professor – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Professor – Língua Portuguesa (anos finais do ensino fundamental)
Próximas etapas 2f5u56
O gabarito da prova objetiva sai em 1° de março e o resultado da redação em 26 do mesmo mês. Depois começa a fase de prova de títulos e em 30 de abril ocorre a homologação do resultado final.
A convocação para as vagas informadas será feita de acordo com a necessidade e a conveniência da istração Municipal, dentro do prazo de validade do concurso.