10 cidades de MT concentram 60% das contratações na agroindústria 4h3m42
Um levantamento mostra que 10 municípios mato-grossenses concentram mais de 60% das contratações da agroindústria no estado 3d6s3t
Um levantamento mostra que 10 municípios mato-grossenses concentram mais de 60% das contratações da agroindústria no estado. Só no primeiro semestre de 2024, o setor criou 4,9 mil empregos formais em Mato Grosso, o número é 21% maior do que comparado com o mesmo período de 2023.
Os dados foram divulgados pelo Observatório da Indústria na segunda reunião do Coagro (Conselho Temático da Agroindústria) da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso).

(Foto: Reprodução)
Os empregos gerados pelo setor estão concentrados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Diamantino.
Os resultados da pesquisa evidenciam o potencial econômico das cidades mato-grossenses, a produção mensal da indústria e as contratações formais registradas nos primeiros meses desse ano.
As atividades de abate de bovinos (frigorífico), fabricação de álcool e Preparação e fiação de fibras de algodão foram as atividades agroindustriais que mais contrataram no período.
Os números apresentados apontam que 87,7% do valor bruto da produção industrial estão concentrados nas atividades de fabricação de produtos alimentícios, de produtos químicos e de biocombustíveis.
Segundo o o supervisor do Observatório da Indústriada Fiemt, Leonardo Zardo, as 3 atividades agroindustriais concentram mais de 85% do VBP (valor bruto da produção industrial) e mais de 77% do VTI (valor de transformação industrial). O que mostra a importância dos setores industriais para o crescimento econômico do estado.
Além dos valores, a pesquisa divulga os desafios da mão de obra que apontam a taxa de desempregos em Mato Grosso, de 3,7%.
Apesar de ser uma das menores do país, o número ressalta a necessidade de mais profissionais qualificados para impulsionar a produção estadual, conforme dito pela diretora executiva do MMTC (Mato Grosso Competitivo), Vanessa Gasch.