Reaplicação do Enem 2021: ‘mulheres nas ciências da saúde’ é tema da redação 5l53n
Primeiro dia de reaplicação do Enem 2021 foi neste domingo (9); exame segue no próximo domingo (16) 3g2y13
“Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”. Esse foi o tema da redação da reaplicação do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve o primeiro dia de provas neste domingo (9).
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Estão fazendo a prova os alunos que perderam as provas regulares, quem teve isenção na edição de 2020 mas não conseguiu comparecer e pessoas privadas de liberdade (PPL).
Neste domingo (9), foram aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.
O segundo dia de exame será no próximo domingo (16). Os participantes resolverão itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
LEIA MAIS:
O Enem 4n2e3
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para o aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem o facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
