Projeto vai tentar melhorar a qualidade da educação em Miranda 5q36w

O projeto será realizado em três etapas, desde o diagnóstico das defasagens a correção dos problemas 6w4i5q

Projeto do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) em parceria com o MPF (Ministério Público Federal), vai tentar reverter os baixos índices de educação em Miranda, distante 200 quilômetros de Campo Grande. O município recebeu nota 4.1 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021, numa escala que vai de 0 a 10.

image preview
Reunião dos membros do Ministério Público com representantes da prefeitura de Miranda. (Foto: Divulgação)

Além de identificar os motivos do baixo desempenho no Ideb, o projeto MPEduc (Ministério Público pela Educação) pretende acompanhar a execução das políticas públicas na área da educação, e fiscalizar como o dinheiro público tem sido investido na área.

O início da ação foi debatido em reunião com membros do Ministério Público e representantes da prefeitura de Miranda, recentemente.

Fases 4i275

O projeto será realizado em três etapas. A primeira delas é o diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico. Em seguida, são apresentadas medidas corretivas aos gestores públicos e, por fim, há uma prestação de contas à sociedade acerca das providências adotadas e dos resultados obtidos.

Leia mais n1u6n

  1. Onça-pintada a por exames após comer linha de pesca em Miranda 1j381p

  2. Tamanduá-bandeira eando por bairro é resgatado em Miranda 1n6a1r

Na primeira fase do projeto, são colhidas informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, inclusão, estrutura física e diretrizes pedagógicas, entre outros. Também será verificada a atuação do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) e do Cacs-Fundeb (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os dados serão obtidos por meio de questionários eletrônicos respondidos por representantes das escolas e dos conselhos. Também serão realizadas audiências públicas com a participação da sociedade e visitas às escolas. Após esse amplo diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para resolver os problemas de maior impacto. Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas audiências públicas para informar à sociedade sobre as medidas implementadas e os resultados alcançados.

As primeiras reuniões para implementação do MPEduc em Miranda contaram com a presença do procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, da promotora de Justiça Cinthia Giselle Gonçalves Latorraca e de representantes da prefeitura do município. Entre eles, Luiz Carlos Pereira dos Santos, secretário de istração e Finanças, Marcio Claro do Nascimento, assessor da Secretaria Municipal de Educação, e Josué da Silva Simas, técnico da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto 2a65c

Lançado em abril de 2014, o MPEduc é fruto de parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público dos Estados com o objetivo de defender o direito à educação básica de qualidade. Por meio de audiências públicas, aplicação de questionários e reuniões com a comunidade, o projeto busca fazer um diagnóstico dos principais problemas enfrentados na localidade, construindo, de forma coletiva e democrática, possíveis soluções para as dificuldades identificadas.

Atualmente, o projeto está sob a gestão da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos istrativos em Geral do MPF, responsável pela condução dos trabalhos em todo o país.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Educação! 1e4m42

  1. Colégio Estadual Liceu Cuiabano, escola tradicional da capital mato-grossense. Foto: Reprodução/ Jedeao de Oliveira)

    Protesto no Liceu: pais e alunos questionam ‘rebaixamento’ para turma de reforço 2d4l12

  2. UEMS

    UEMS abre 20 vagas para mestrado em História 5n2yw

    A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul abre 20 vagas para...

  3. Cidade universitária da UFMS em Campo Grande

    UFMS tem 3 mil vagas em especializações gratuitas na área da educação 5c6i2n

    A UFMS está com 3 mil vagas abertas para cursos de especialização...

  4. Enem dos professores

    “Enem dos Professores”: MS adere a novo método de contratação; entenda 1n2d41

    A partir deste ano, todo professor que deseje ingressar no ensino...

  5. Hospital Veterinário e zoológico da UFMT recebem R$ 5 milhões em investimentos. (Foto: Divulgação)

    Lula promete R$ 340 milhões para universidades federais 6m216l

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com reitores...

  6. Enem 2025

    Enem 2025: saiba o o a o da inscrição 6j266n

    As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de junho. ...